
Espaço de saberes, pilar do conhecimento humano, arena democrática, local de preservação da memória e de expansão do pensamento. São tantas as significações que a palavra biblioteca comporta que é difícil estabelecer sua importância em apenas uma frase. Por entender a dimensão desse equipamento cultural e sua relevância para o avanço e consolidação de uma sociedade diversa, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) dá início hoje (14) à mobilização para os trabalhos de recuperação do telhado e do forro do prédio anexo Professor Francisco Iglésias, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. As obras começam na próxima segunda-feira (24).
Com um investimento de cerca de R$1,2 milhão, a área do telhado, de aproximadamente 1.200 m², será totalmente reformada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secult, em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Os serviços, necessários após as chuvas que assolaram a capital mineira no ano passado e que comprometeram o teto da edificação, compreendem a remoção de toda a cobertura de amianto e madeira. Em seu lugar, será instalada uma nova estrutura, de metal galvanizado trapezoidal. O forro também será totalmente refeito. Além disso, serão instaladas novas calhas, que vão passar por um processo de impermeabilização para impedir que água e outros líquidos atravessem o material.
A obra, que será a primeira da atual gestão, demonstra a força e a importância desse espaço para a cultura e memória do estado. “A Biblioteca Pública Estadual é um equipamento cultural de extrema relevância, porque é referência para as diversas bibliotecas municipais de Minas Gerais. O espaço abriga um acervo robusto, de mais de 500 mil publicações, e consegue expandir suas ações para além da capital do estado”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte.
O superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, da Secult, Lucas Guimaraens também enaltece a iniciativa. “O valor simbólico desta ação é enorme. O governo colocou como prioridade a revitalização de um local que é um dos pilares da democracia e do conhecimento. Isso refletirá na fruição do público, que está há oito meses sem poder acessar todas as dependências da biblioteca”, pontua Lucas.
A previsão é de que a execução das atividades, a ser realizada pela empresa Eficiência Construtora, seja concluída em 120 dias.
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
O prédio-sede da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi inaugurado em 1961, obra do arquiteto Oscar Niemeyer para o governo Juscelino Kubitscheck. A Biblioteca reúne mais de 570 mil exemplares disponíveis, incluindo obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros, além de grande acervo digitalizado, coleção infantojuvenil, jornais e revistas novos e antigos, audiolivros e acervo em Braille. O espaço também conta com teatro para 220 pessoas, sala de cursos e galeria de arte.
Com mais de 100 mil associados, a Biblioteca recebe cerca de 300 mil visitantes a cada ano.
Em 2000, o equipamento expandiu sua área e também seus serviços, transferindo para o prédio Anexo Professor Francisco Iglésias o setor de Empréstimo Domiciliar e o setor de Referência e Estudos. Em 2014, a Biblioteca foi uma das dez bibliotecas brasileiras selecionadas pelo Edital de Acessibilidade da Fundação Biblioteca Nacional. Através do edital, a instituição está recebendo capacitação para se tornar referência em acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°

