
Começou a funcionar esta semana, na Câmara Municipal, o novo sistema de acesso ao prédio. A partir de agora servidores e visitantes precisam passar pelas catracas eletrônicas que registram os horários de entrada e saída de todas as pessoas que acessam a sede do Poder Legislativo. Eleitores que fazem o cadastro biométrico no posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) passam por entrada própria regulada por um servidor.
O sistema faz parte do processo de modernização que está sendo implantado pela atual Mesa Diretora. Todos os servidores tiveram as digitais cadastradas em um banco de dados na Tecnologia da Informação (TI) e as catracas fazem a leitura das digitais. Para os visitantes, após um breve cadastro, é entregue um crachá que, na saída, é depositado na leitora que acessa a informação e libera a catraca.
Outra novidade é o uso do crachá funcional de identificação por todos os servidores da Câmara, incluindo quem trabalha nos gabinetes. O documento serve também para liberar a catraca de acesso para os servidores. “Basta a pessoa aproximar o crachá do leitor que a catraca faz a leitura e abre automaticamente”, explica o diretor da TI, Eduardo Diniz.
A medida, além de garantir mais tranquilidade para quem frequenta a Câmara, oferece mais segurança para os servidores. O presidente Cláudio Caramelo (PRB) exemplifica que “qualquer prédio público que a gente vai em Belo Horizonte é necessário um cadastro e o sistema é bem parecido. Então, estamos modernizando a gestão pública, que é uma de nossas metas, e trazendo mais segurança e comodidade para todos”.
A servidora Franciele Castro destaca o uso dos crachás como importante “porque assim somos identificados e podemos orientar melhor quem busca atendimento”. Silvana Fonseca entende que o registro de entrada e saída pela catraca traz mais segurança “porque todos os horários, inclusive o do almoço, estão registrados. E isso é bom para nos resguardar”, opina a servidora. O acesso de quem trabalha pela catraca não isenta o servidor de registrar seu horário em um dos relógios de ponto.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


