No último domingo (8 de setembro), o Partido dos Trabalhadores (PT) de Sete Lagoas elegeu a filiada Cacau Glória para o cargo de presidente pelos próximos quatro anos. Os petistas elegeram também a chapa "Renovação e Ação: Lula Livre!" para a maioria do Diretório Municipal na próxima gestão, que será empossada no dia 1º de janeiro de 2020.
Cacau Glória será a quarta mulher a presidir o PT sete-lagoano, que foi criado na cidade na mesma ocasião da fundação do Partido dos Trabalhadores no país, há 39 anos. Antes dela, vieram Dalva Pires, Maria Camilotti e Maristela D`Assunção. A partir de então, foram 19 anos sem uma mulher na presidência do Partido dos Trabalhadores de Sete Lagoas. Compareceram às urnas 155 votantes.
“A disputa foi acirrada e vencemos por 75 votos a 73 dados ao companheiro Juventino”, afirma a nova presidenta. Muito feliz com o resultado, Cacau Glória destaca que, como determina o processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores, o Diretório Nacional será formado por membros da chapa vencedora e da chapa não eleita, proporcionalmente aos votos. A chapa Renovação e Ação: Lula Livre!, que apoiou Cacau Glória, recebeu 72 votos. A chapa Sete Lagoas por Lula Livre, que apoiou Juventino, teve 68 votos.
Repercussão - A eleição repercutiu na cidade. A coordenadora do Coletivo Feminista Várias Marias, Maria Paula, afirmou ficar muito feliz com a vitória de uma mulher. “Todos os espaços que ocupamos necessitam do nosso intenso empenho para colocar mais feministas e de esquerda no poder. Só assim conseguiremos romper com a misoginia, com o machismo e com o patriarcado. Um salve às mulheres petistas! Inflamamos ainda mais a chama da esperança para 2020”, completou.
O Secretário de Organização do PC do B em Sete Lagoas, César Maciel, também parabenizou o PT e destacou a democracia do processo de eleição interna no partido, que garante proporcionalidade de eleitos e não eleitos no diretório. Ele acredita que a eleição e a vitória de Cacau Glória contribuem não só para o fortalecimento do próprio PT, como para o crescimento da esquerda na cidade.
Para Nana Andrade, presidenta do PSOL de Sete Lagoas, a vitória de Cacau dá “uma nova cara” para o PT, que passa a ser liderado novamente por uma mulher. “Vejo essa renovação com muita alegria e esperança, pois a revolução será feminista ou não será. Ter na cidade dois partidos fortes de esquerda sendo liderados por mulheres é a prova de que a mudança é possível”, afirma. Ela observa que “a batalha não será fácil”. E acrescenta: “Seremos fortalecidas pela sororidade, mostrando que política se faz com amor e pé na porta!”
Brasil – Em Sete Lagoas, assim como em outras 4.951 cidades do país (85,9% dos municípios do país), foi realizada a primeira fase do 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre, que acontecerá em novembro, em São Paulo, onde haverá eleição para a presidência nacional e será escolhido o Diretório Nacional, a partir dos resultados das eleições nos estados. O Partido dos Trabalhadores continua sendo a maior legenda do país, com mais de 2,3 milhões de filiados que estavam aptos a votar. Eles decidiram entre 9 chapas de delegados e delegadas para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais. Além dos 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais.
Mín. 12° Máx. 26°