
No último domingo (8 de setembro), o Partido dos Trabalhadores (PT) de Sete Lagoas elegeu a filiada Cacau Glória para o cargo de presidente pelos próximos quatro anos. Os petistas elegeram também a chapa "Renovação e Ação: Lula Livre!" para a maioria do Diretório Municipal na próxima gestão, que será empossada no dia 1º de janeiro de 2020.
Cacau Glória será a quarta mulher a presidir o PT sete-lagoano, que foi criado na cidade na mesma ocasião da fundação do Partido dos Trabalhadores no país, há 39 anos. Antes dela, vieram Dalva Pires, Maria Camilotti e Maristela D`Assunção. A partir de então, foram 19 anos sem uma mulher na presidência do Partido dos Trabalhadores de Sete Lagoas. Compareceram às urnas 155 votantes.
“A disputa foi acirrada e vencemos por 75 votos a 73 dados ao companheiro Juventino”, afirma a nova presidenta. Muito feliz com o resultado, Cacau Glória destaca que, como determina o processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores, o Diretório Nacional será formado por membros da chapa vencedora e da chapa não eleita, proporcionalmente aos votos. A chapa Renovação e Ação: Lula Livre!, que apoiou Cacau Glória, recebeu 72 votos. A chapa Sete Lagoas por Lula Livre, que apoiou Juventino, teve 68 votos.

Repercussão - A eleição repercutiu na cidade. A coordenadora do Coletivo Feminista Várias Marias, Maria Paula, afirmou ficar muito feliz com a vitória de uma mulher. “Todos os espaços que ocupamos necessitam do nosso intenso empenho para colocar mais feministas e de esquerda no poder. Só assim conseguiremos romper com a misoginia, com o machismo e com o patriarcado. Um salve às mulheres petistas! Inflamamos ainda mais a chama da esperança para 2020”, completou.
O Secretário de Organização do PC do B em Sete Lagoas, César Maciel, também parabenizou o PT e destacou a democracia do processo de eleição interna no partido, que garante proporcionalidade de eleitos e não eleitos no diretório. Ele acredita que a eleição e a vitória de Cacau Glória contribuem não só para o fortalecimento do próprio PT, como para o crescimento da esquerda na cidade.
Para Nana Andrade, presidenta do PSOL de Sete Lagoas, a vitória de Cacau dá “uma nova cara” para o PT, que passa a ser liderado novamente por uma mulher. “Vejo essa renovação com muita alegria e esperança, pois a revolução será feminista ou não será. Ter na cidade dois partidos fortes de esquerda sendo liderados por mulheres é a prova de que a mudança é possível”, afirma. Ela observa que “a batalha não será fácil”. E acrescenta: “Seremos fortalecidas pela sororidade, mostrando que política se faz com amor e pé na porta!”
Brasil – Em Sete Lagoas, assim como em outras 4.951 cidades do país (85,9% dos municípios do país), foi realizada a primeira fase do 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre, que acontecerá em novembro, em São Paulo, onde haverá eleição para a presidência nacional e será escolhido o Diretório Nacional, a partir dos resultados das eleições nos estados. O Partido dos Trabalhadores continua sendo a maior legenda do país, com mais de 2,3 milhões de filiados que estavam aptos a votar. Eles decidiram entre 9 chapas de delegados e delegadas para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais. Além dos 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


