O resultado da eleição da nova presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorrido no último domingo (8) em Sete Lagoas, quando foi eleita a filiada Cacau Glória, está sub judice.
Concorreram duas chapas, uma tendo Juventino de Souza como candidato a presidente e a outra tendo Cacau Glória também como candidata a presidenta.
Compareceram pouco mais de 150 filiados para votar, sendo que Cacau obteve 75 votos e Juventino 73 votos.
Contudo, segundo Juventino de Souza, dois filiados assinaram a cédula e marcaram os votos corretamente, mas eles não foram computados por um integrante da mesa, o qual também impediu outros dois filiados de votar, alegando que a Identidade de ambos tinha mais de 10 anos. “E isso nunca havia acontecido no Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Sete Lagoas.
De acordo com Juventino que considera ter sido prejudicado, outras pessoas também foram impedidas de votar por este integrante da mesa. “Se isso não tivesse acontecido eu teria de 3 a 4 votos na frente. Então, de fato tudo isso tumultuou o PED.”, enfatiza.
Nesta segunda-feira (9), o candidato Juventino de Souza entrou com recurso no Diretório Estadual do Partido, pedindo que os dois votos assinados na Cédula sejam considerados, o que resulta em empate com 75 votos de cada lado. “A Comissão Organizadora Eleitoral (COE) do PT Estadual deverá dar a resposta até a próxima semana”, disse Juventino.
Uma vez considerados os dois votos que empatam a eleição, de acordo com Juventino de Souza, há duas possibilidades: “Há aqueles que entendem que outra eleição deveria ser realizada e outros que entendem que o mais velho dos candidatos passa a ser o novo presidente”.
Segundo Juventino que é o mais velho, o estatuto não é claro neste quesito. “É preciso esperar para ver o que o COE vai decidir!”, exclama.
O que diz a chapa vencedora
Já a chapa vencedora informa que os três votos que foram assinados pelos eleitores foram computados e considerados anulados por todos os membros da mesa, isso inclui os dois mesários da chapa vencedora, as duas mesárias da chapa derrotada, os dois fiscais da chapa vencedora, o fiscal da chapa derrotada (o segundo fiscal da chapa derrotada se ausentou da votação). Os votos nulos estão registrados em Ata e até segunda ordem, a Presidenta eleita é a Cacau Glória.
Em relação aos eleitores que precisaram buscar documentos recentes para votar, a exigência foi feita independente do voto do eleitor, uma vez que o voto é secreto. A partir do momento em que foi acordado entre as chapas que os eleitores com documentos antigos poderiam votar, não houve qualquer impedimento por parte da mesa.
Mín. 12° Máx. 26°