A justiça eleitoral mineira está envolvida, neste mês, com alguns projetos que têm como foco a pessoa com deficiência. No domingo (15), integrantes da Comissão de Acessibilidade do TRE-MG vão participar do evento “BH é da Gente - Ação pela Inclusão”, realizado pela prefeitura de Belo Horizonte na Praça da Savassi (Av. Getúlio Vargas esquina com Av. Cristóvão Colombo). Das 9h às 13h, os servidores vão estar em um stand onde haverá o lançamento oficial da campanha “Facilite seu voto”, que tem o intuito de informar os eleitores com deficiência sobre a possibilidade de se transferirem para uma seção de fácil acesso.
Essa atividade abre a Semana da Acessibilidade e Inclusão, evento realizado anualmente no TRE-MG, e que este ano tem como mote: “A diferença está nos olhos de quem vê”. Também compõe a programação um “Cine-Café voltado para os servidores do Tribunal, que vai discutir o tema “A Inclusão por meio da diversidade”. O evento, que acontece na terça (17), promoverá um debate sobre as diferenças existentes nas relações humanas. A reflexão terá como ponto de partida a exibição de um vídeo, editado a partir de trechos do filme “X-Men – Primeira Classe”, e contará com a presença de três debatedores: Laura Martins, cadeirante e autora do blog Cadeira Voadora, que aborda temáticas voltadas para pessoas com deficiência; João Andrade Neto, servidor do TRE-MG, professor de Direito Constitucional e Eleitoral, Doutor em Direito com distinção pela Universität Hamburg (UHH); e Clairton Thomazi, servidor e membro da Comissão de Acessibilidade do TRE-TO, graduado em psicologia com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional.
A Comissão de Acessibilidade do TRE-MG, responsável pela promoção dessas atividades, é presidida pela juíza auxiliar da presidência, Roberta Fonseca, e desenvolve uma série de programas que buscam possibilitar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a participação ampla e irrestrita no processo eleitoral brasileiro. A ideia consiste em remover, gradativamente, barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes que possam impedir a essas pessoas o livre trânsito nas instalações da justiça eleitoral.
Mín. 12° Máx. 26°