Sábado, 17 de Maio de 2025
21°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Pagamento

Governo projeta acabar com parcelamento de salário do servidor em janeiro

Expectativa é também pagar o 13º salário em 21 de dezembro caso a antecipação dos recursos do nióbio seja aprovada

10/10/2019 às 15h50
Por: Redação Fonte: OTempo
Compartilhe:
Governo apresenta parte do plano de recuperação fiscal - Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG
Governo apresenta parte do plano de recuperação fiscal - Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

Uma das medidas anunciadas pelo governo de Romeu Zema (Novo) na manhã desta quarta-feira, 9, tem como objetivo antecipar R$ 5 bilhões dos recebíveis dos royalties do nióbio para pagar o 13º salário do funcionalismo público e acabar com o parcelamento dos salários dos servidores. Só a quitação do13º custará R$3,5 bi aos cofres do Estado, segundo o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.

“Se a operação for bem-sucedida, se aprovar o projeto e os bancos comprarem os recebíveis, vamos pagar o 13º até 21 de dezembro e em janeiro (salário relativo à dezembro) as pessoas vão receber em um único pagamento”, disse o secretário de Planejamento, Otto Levy.

O projeto, apresentado nesta quarta-feira (9), ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Segundo a assessoria do governo estadual, a proposta, assim como a autorização para adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal e para vender a Codemig, deve ser entregue ainda na tarde desta quarta à ALMG.

Por meio da Codemig,  o Estado é detentor dos direitos de exploração de uma jazida de nióbio em Araxá, no Triângulo Mineiro. Para explorar e comercializar o mineral, a Codemig criou a Comipa, uma sociedade com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa privada que é detentora de outra mina no local.

O Estado arrendou os direitos de lavra de sua mina para a Comipa. Com isso, a  CBMM é responsável pelo beneficiamento, industrialização e comercialização do nióbio nas duas minas. Em contrapartida, a empresa repassa 25% do lucro da empreitada para a Codemig.

É o dinheiro relativo à este repasse que o governador Romeu Zema quer antecipar. A ideia é vender os direitos de recebimento dos 25% do lucro para bancos e fundos de investimentos. Assim, segundo o governo, será possível captar dinheiro no mercado sem aumentar o endividamento do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 11h08 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 26°

Dom 25°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Ter 26°C 12°C
Qua 27°C 12°C
Qui 28°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio