Sábado, 27 de Abril de 2024
23°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Polícia Trabalho escravo

Lista suja: Fazenda em Paraopeba está entre os 42 locais de trabalho escravo em Minas

Confira a lista completa:

05/04/2020 às 17h36 Atualizada em 05/04/2020 às 18h00
Por: Redação Fonte: BHz
Compartilhe:
Minas tem 42 locais de trabalho escravo, segundo o Ministério da Economia (Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação)
Minas tem 42 locais de trabalho escravo, segundo o Ministério da Economia (Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação)

O Ministério da Economia divulgou, nessa sexta-feira (3), a famosa “lista suja”, que mostra empregadores que submeteram funcionários a trabalhos análogos à escravidão. Minas Gerais é um dos principais estados com trabalho escravo. No Estado, 42 empresas fazem parte da lista. Belo Horizonte possui uma empresa e a região metropolitana também está no documento.

A fazenda da Prata, situada na estrada de Paraopeba a Cordisburgo está na lista suja divulgado pelo Ministério da Economia, com notificação de um empregado submetido a trabalhos análogoas à escravidão.

A lista de 2019 contava com 35 empregadores mineiros que mantinham funcionários em uma espécie de trabalho escravo moderno. Com a atualização deste ano, o número saltou para 42. Para entrar na lista, os empregadores têm que ter os processos finalizados e julgados procedentes administrativamente.

No total, a lista deste ano conta com 16 páginas e 184 empregadores, de todo o Brasil. Segundo o Ministério da Economia, o trabalho escravo, na definição atual, são atividades consideradas degradantes do ponto de vista da saúde física e mental do trabalhador. Trabalho forçado por causa de dívida e jornada exaustiva, sem folga, também entram na classificação.

Em Belo Horizonte, uma lanchonete entrou na lista em 2017, com oito funcionários envolvidos. Em Ibirité, na região metropolitana, um empregador está na lista desde 2019 pelo trabalho escravo de uma pessoa. Já em Contagem, também na grande BH, uma empresa de transportes entrou em 2018 com cinco funcionários.

A maioria dos trabalhadores em serviços análogos à escravidão estão no interior de Minas, no agronegócio. A lista completa, com os nomes de todos os estabelecimentos e empregadores pode ser acessada por aqui.

Como funciona

A “lista suja” foi criada pelo Governo Federal em novembro de 2003, como uma ferramenta de transparência sobre a inspeção do trabalho. Antes de entrar na lista, os empregadores têm o direito de se defender em duas instâncias administrativas.

Os empregadores que são condenados ficam na lista por anos. Caso um acordo seja feito com o governo, o nome aparece em uma “lista de observação” e pode sair após um ano, caso os compromissos sejam cumpridos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes