Sexta, 19 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Reunião Ordinária

Reunião da Câmara de Sete Lagoas é novamente marcada por assuntos relacionados ao novo coronavírus

24/06/2020 às 14h52
Por: Redação Fonte: Ascom da Câmara Municipal de Sete Lagoas
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Com números crescentes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade, só nos últimos sete dias a estatística subiu 60%, o assunto foi o mais abordado pelos vereadores durante a Reunião Ordinária que aconteceu nessa terça-feira (23). Na pauta de votações foi aprovado um texto que trata de subvenção social para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os demais itens da pauta também passaram.

Por videoconferência, a grande maioria dos vereadores que se manifestou na comunicação pessoal falou da pandemia. Gilson Liboreiro (SD) e Rodrigo Braga (PV), por exemplo, defenderam a testagem em massa da população. Gilson, mais uma vez, aventou a instalação de barreiras sanitárias. E Rodrigo Braga pediu mais testes. “Temos dinheiro em caixa para isso”, afirmou.

Participante do comitê de gestão da crise na cidade, Dr. Euro (PP) contextualizou a atuação do órgão e afirmou que “estamos mais ou menos travados pelo Minas Consciente”. A justificativa é para a não realização de reuniões do comitê depois que ajustiça determinou que a cidade siga orientação do programa do Estado. O vereador também defende uma reabertura responsável do comércio desde que se tenha leitos de UTI “de retaguarda.

A cidade dispõe hoje de aproximadamente 48 e precisaria de, pelo menos, 17 leitos a mais. Esse é um dos entendimentos do Ministério Público para que a cidade tente viabilizar uma flexibilização do comércio local. Esse incremento na oferta de UTIs ainda não aconteceu por parte do município porque, segundo Dr. Euro, o Executivo entende que a cidade tem uma situação ainda sob controle com relação ao coronavírus.

Outro que já se posicionou favorável a flexibilização da economia é Milton Martins (REP) que teme a demissão em massa de empregados do comércio. Pr. Alcides (PP) vai na mesma da flexibilização e prega o isolamento vertical “das pessoas em grupos de risco e com comorbidades”. O vereador quer “abertura do comércio, sim, abertura de toda atividade, sim, desde que com todas as precauções, distanciamento, uso de máscara, higienização pessoal e daí por diante”, opina.

Marcada para a última semana, uma reunião dos vereadores com o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, foi confirmada para esta quarta-feira. O líder do Executivo na Câmara, Fabrício Nascimento (REP), foi quem ratificou a agenda com o gestor da saúde.

O presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PP), foi quem encerrou os pronunciamentos. O parlamentar falou da aprovação do projeto Viva Arte em Casa em que a Câmara vai promover o fomento de eventos que serão transmitidos pela TV Câmara. “Queria comunicar a todos os vereadores e artistas que estamos preparando o nosso edital para as pessoas poderem participar desse projeto”. A previsão é que o documento seja publicado ainda nesta semana.    

Sobre a pandemia o vereador opinou que deveriam ser disponibilizados os 70 leitos solicitados pela justiça. “Mesmo assim, se os casos continuarem aumentando o comércio não vai abrir. Nós, brasileiros, não estamos funcionando na base da conversa, tem que aumentar a fiscalização e todos fazerem a sua parte”, cobrou.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h10 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes