
Com números crescentes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade, só nos últimos sete dias a estatística subiu 60%, o assunto foi o mais abordado pelos vereadores durante a Reunião Ordinária que aconteceu nessa terça-feira (23). Na pauta de votações foi aprovado um texto que trata de subvenção social para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os demais itens da pauta também passaram.
Por videoconferência, a grande maioria dos vereadores que se manifestou na comunicação pessoal falou da pandemia. Gilson Liboreiro (SD) e Rodrigo Braga (PV), por exemplo, defenderam a testagem em massa da população. Gilson, mais uma vez, aventou a instalação de barreiras sanitárias. E Rodrigo Braga pediu mais testes. “Temos dinheiro em caixa para isso”, afirmou.
Participante do comitê de gestão da crise na cidade, Dr. Euro (PP) contextualizou a atuação do órgão e afirmou que “estamos mais ou menos travados pelo Minas Consciente”. A justificativa é para a não realização de reuniões do comitê depois que ajustiça determinou que a cidade siga orientação do programa do Estado. O vereador também defende uma reabertura responsável do comércio desde que se tenha leitos de UTI “de retaguarda.
A cidade dispõe hoje de aproximadamente 48 e precisaria de, pelo menos, 17 leitos a mais. Esse é um dos entendimentos do Ministério Público para que a cidade tente viabilizar uma flexibilização do comércio local. Esse incremento na oferta de UTIs ainda não aconteceu por parte do município porque, segundo Dr. Euro, o Executivo entende que a cidade tem uma situação ainda sob controle com relação ao coronavírus.
Outro que já se posicionou favorável a flexibilização da economia é Milton Martins (REP) que teme a demissão em massa de empregados do comércio. Pr. Alcides (PP) vai na mesma da flexibilização e prega o isolamento vertical “das pessoas em grupos de risco e com comorbidades”. O vereador quer “abertura do comércio, sim, abertura de toda atividade, sim, desde que com todas as precauções, distanciamento, uso de máscara, higienização pessoal e daí por diante”, opina.
Marcada para a última semana, uma reunião dos vereadores com o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, foi confirmada para esta quarta-feira. O líder do Executivo na Câmara, Fabrício Nascimento (REP), foi quem ratificou a agenda com o gestor da saúde.
O presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PP), foi quem encerrou os pronunciamentos. O parlamentar falou da aprovação do projeto Viva Arte em Casa em que a Câmara vai promover o fomento de eventos que serão transmitidos pela TV Câmara. “Queria comunicar a todos os vereadores e artistas que estamos preparando o nosso edital para as pessoas poderem participar desse projeto”. A previsão é que o documento seja publicado ainda nesta semana.
Sobre a pandemia o vereador opinou que deveriam ser disponibilizados os 70 leitos solicitados pela justiça. “Mesmo assim, se os casos continuarem aumentando o comércio não vai abrir. Nós, brasileiros, não estamos funcionando na base da conversa, tem que aumentar a fiscalização e todos fazerem a sua parte”, cobrou.

CASO BANCO MASTER STF autoriza transferência de Daniel Vorcaro e investigações podem avançar com possível delação
VISITA PRESIDENCIAL Lula anuncia entrega de mil ônibus escolares durante agenda em Sete Lagoas
CENÁRIO POLÍTICO Deputado João Vítor Xavier anuncia que não será candidato à reeleição
FALHAS NA GESTÃO Ex-secretárias são condenadas a devolver R$ 1,9 milhão após irregularidades em 'kits bebê'; decisão ainda cabe recurso
AGENDA PRESIDENCIAL Presidente Lula cumpre agenda em Sete Lagoas nesta sexta-feira (20)
POMPÉU Denúncia ao Ministério Público aponta possíveis irregularidades no Carnaval 2025 em Pompéu Mín. 18° Máx. 24°


