
O governador Romeu Zema (Novo) acredita que já é possível planejar a volta às aulas presenciais em Minas, o que deve acontecer ainda neste ano. A afirmação foi feita nesta terça-feira (22). “Nós já temos condições, porque o número de casos e óbitos tem caído de forma consistente e temos um ‘colchão’ de segurança na rede hospitalar”, disse o governador, em entrevista à rádio CBN.
Segundo Zema, informações sobre o retorno devem ser divulgadas nesta semana pela secretária de Educação, Julia Sant'Anna. O aprendizado presencial nas instituições estaduais foi interrompido em 18 de março, quando teve início a quarentena para enfrentar a pandemia. Desde então, Minas já registrou 273 mil casos e 6.764 mortes por Covid-19.
“Esse assunto tem causado polêmica. Mesmo dentro da educação e da saúde, há opiniões muito divergentes, mas, neste momento, nossa Secretaria de Saúde e de Educação estão trabalhando em conjunto na construção de protocolos para que nós venhamos a ter um retorno seguro das aulas. A data ainda será informada”, afirmou.
Zema ainda disse que caberá aos prefeitos a definição sobre a retomada das aulas, conforme a realidade de cada município. Nas cidades que estiverem na onda vermelha do programa Minas Consciente, o retorno não será possível.
Ele disse ainda que sabe que haverá uma “turma do contra”, mas que todas as decisões serão técnicas e pautadas nas orientações das autoridades de saúde. Além das secretarias de Saúde e Educação, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais participam do debate, segundo o governador.
“Não podemos mais continuar prejudicando os alunos e os pais, que têm tido trabalho grande, muitas vezes impedidos de trabalhar, e essa falta de aula causa problema mental nas crianças também, trancadas dentro de casa, sem convivência social. Estaremos fazendo um esforço para que isso ocorra, mas vale deixar bem claro: com segurança”, disse o governador, garantindo que é possível planejar um retorno ainda em 2020.
Para Zema, Minas possui hoje uma estrutura de saúde que pode atender aos mineiros, mesmo que o número de casos de Covid volte a subir. Atualmente, a rede pública no Estado conta com 3.700 leitos de UTI. “Mesmo que tenha uma segunda onda, é muito improvável que alguém fique sem atendimento”.
Protocolos
Na semana passada, o Diário Oficial de Minas Gerais publicou uma série de recomendações do Conselho Estadual de Educação para o retorno às aulas. No extenso texto, há orientações sobre como deve ser a higienização e as ações que podem garantir o distanciamento social – como recreio escalonado.
Para a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, as recomendações do CEE são inviáveis no universo da educação pública. Segundo ela, existem 3.600 escolas estaduais no Estado e algumas sequer têm bebedouros adequados para oferecer água de maneira segura aos estudantes. Salas pequenas e pouco ventiladas e falta de sabão nos banheiros são outros problemas recorrentes.
Denise afirma ainda que é preciso fazer uma análise de risco entre os profissionais da educação de todo o Estado, antes de definir como será o retorno. “O Governo ainda não fez um levantamento para saber quantos professores e funcionários têm comorbidade”, afirmou.
Por nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) confirmou que o Governo de Minas avalia os meios mais seguros para a retomada das atividades presenciais. Amplas discussões e estudos têm sido feitos pela pasta. “As aulas serão retomadas no momento mais seguro para alunos e profissionais envolvidos”.
A SEE também relembrou a recente publicação do CEE, que traz orientações gerais para todo o sistema. “Os protocolos oficiais da rede pública estadual serão divulgados pelo Governo do Estado”.

Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 21° Máx. 34°


