Nesta quarta-feira (13), o governo oficializou o reajuste de 5,45% para os aposentados e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de 1 salário mínimo.
Com a medida de reajuste publicada em portaria no Diário Oficial da União, o teto dos benefícios do INSS, que antes tinha o valor de R$6.101,06, passa a ser de R$6.433,57. A portaria, no entanto, não abrange o potencial reajuste no salário mínimo de 2021, que não cobre a inflação do ano passado.
Este valor acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado nesta terça-feira (12) pelo IBGE. O INPC mede a inflação para famílias cuja renda total é de um e cinco salários mínimos, e é utilizado como valor de referência para atualização anual de benefícios previdenciários e do salário mínimo.
Os novos valores deverão ser creditados aos segurados do INSS entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro e as datas podem variar de acordo com o valor que será recebido.
“A mudança no teto dos benefícios tende a impactar também os valores de contribuição para o INSS e os gastos do governo nos próximos anos”, comenta Thomas Carlsen, co-fundador e COO da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal para pequenas e médias empresas. “Pensando também em termos da Reforma da Previdência, é importante que os trabalhadores e empregadores que terão que lidar com a aposentadoria nos próximos anos tenham um entendimento claro sobre as mudanças nos valores de contribuição atual”, avalia Carlsen.
Estima-se que cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas receberão os benefícios neste ano e a orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos às datas de depósitos, que dependem do número final do cartão de benefício (sem considerar o último dígito verificador).

FERIADOS Veja quando serão os feriados de 2027
JUSTIÇA Ministro Luiz Fux suspende ações na Justiça que autorizavam retorno de bets no Brasil
Sete Lagoas INSS cria prazo de dez dias para reavaliar pedidos de auxílio-doença negados Mín. 18° Máx. 30°


