Domingo, 16 de Maio de 2021
31 99616-7463
Brasil Trânsito

CNH, cadeirinha, farol: novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira

Governo federal defende que novas normas simplificam e desburocratizam, e analista reclama de aval para infrações

12/04/2021 11h10
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Essa é a maior mudança no Código de Trânsito Brasileiro desde 1985, quando foi criado Foto: Bruno Figueiredo - 23.4.2008
Essa é a maior mudança no Código de Trânsito Brasileiro desde 1985, quando foi criado Foto: Bruno Figueiredo - 23.4.2008

Entram em vigor, a partir desta segunda-feira (12), as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em outubro do ano passado. Entre as novas regras estão a ampliação de 20 para até 40 pontos no limite para a suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e o aumento da validade do documento para até dez anos. É a maior mudança desde sua criação, em 1985.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, as novas regras vão simplificar e desburocratizar processos, reduzir custos e promover medidas educativas. No entanto, especialistas em segurança viária têm criticado algumas das alterações justificando que elas autorizam os motoristas a cometer mais infrações. 

"Claro que ninguém quer acumular pontos e pagar multas, mas, de certa forma, quando as pessoas se sentem mais distantes de uma punição severa, elas tendem a ficar mais relaxadas com as preocupações. E essas novas alterações em muitos pontos foram flexibilizadas, a exemplo do aumento do prazo de renovação do exame médico, da duplicação do limite de pontos e da conversão automática de infrações leves e médias em advertência", avalia o especialista em tecnologia de tráfego Arthur Fernando Vieira.

Continua depois da publicidade

Image

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.