Terça, 16 de Abril de 2024
27°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Internacional Droga

Nova droga feita com catalisadores de carros preocupa autoridades do Congo

07/10/2021 às 15h37
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com msn
Compartilhe:

A capital da República Democrática do Congo lida com uma situação incomum envolvendo carros e drogas. Uma nova mania tomou conta de uma das principais cidades do país, Kinshasa, e preocupa as autoridades locais. A novidade entre a população é uma droga derivada de catalisadores automotivos.

Apenas no mês de agosto, a polícia prendeu 100 supostos traficantes que estavam em posse de “bombe”, o nome dado a droga, que significa "poderosa" em lingala, um dialeto local. 

O fenômeno atraiu atenção até do presidente do país, Felix Tshisekedi, que afirmou que a situação “exige responsabilidade coletiva de toda a nação”. Cedrick, um jovem de 26, conta mais detalhes sobre a droga que preocupa as autoridades congolesas. 

“Nós costumávamos beber uísques muito fortes, éramos inquietos e machucávamos as pessoas. Mas o bombe te acalma, te cansa, você fica em algum lugar, seja de pé ou sentado, por muito tempo. Quando você termina, você vai para a casa sem incomodar ninguém”, explica o jovem de 26 anos à Reuters

Especialistas em entorpecentes apresentam um outro lado. A droga, composta por um pó marrom e alguns comprimidos amassados, é perigosa. Esse pó marrom é obtido pela trituração do núcleo cerâmico em formato de colmeia dos catalisadores dos carros. 

Os mecânicos da cidade afirmam que a busca maior pelo entorpecente está relacionada ao aumento de roubos de catalisadores, em busca de revender elementos valiosos usados nas peças, tais como platina, ródio e paládio. Um mecânico afirmou que entre 5 e 10 clientes o procuram todos os dias porque o catalisador de seus respectivos veículos sumiu, provavelmente roubado pelos traficantes. 

O diretor nacional da Federação Mundial contra as Drogas, Dandy Yela Y'Olemba, demonstrou estar preocupado com a situação. “Não é uma substância feita para consumirmos”, advertiu. Ele explica que os metais podem causar câncer e questionou: “somos motores ou humanos?”.

Os usuários trituram o objeto em formato de colmeia e misturam com comprimidos de vitaminas ou até sedativos. Em alguns casos, eles misturam o pó marrom com tabaco para fumar. Ainda não há qualquer informação dos efeitos a longo prazo do uso da droga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 26°

Qua 28°C 16°C
Qui 27°C 18°C
Sex 24°C 18°C
Sáb 25°C 17°C
Dom 26°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes