Domingo, 24 de Outubro de 2021
31 99616-7463
Cidades Indenização

Funcionário chamado de ‘viadinho’ pelo supervisor é indenizado em R$ 3 mil por empresa

Segundo testemunhas, o supervisor também expunha em um quadro a produtividade de cada funcionário (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Unsplash)

14/10/2021 17h35
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Funcionário chamado de ‘viadinho’ pelo supervisor é indenizado em R$ 3 mil por empresa

Uma empresa de consórcios, localizada em Belo Horizonte, foi condenada a indenizar por danos morais um ex-funcionário que era tratado por nomes pejorativos no ambiente de trabalho. Segundo testemunhas, o homem era constantemente chamado de “derrotado”, “fracassado” e “viadinho” pelo supervisor.

Para o relator Oswaldo Tadeu Barbosa Guedes, que esteve à frente do caso, não ficou claro se havia intenção de discriminar o trabalhador em função de sua orientação sexual ou se o tratamento era utilizado de forma genérica. Ainda assim, a conduta foi rechaçada pelo julgador por ser “inadequada e censurável”.

Ranking de desempenho

Ainda de acordo com relatos das testemunhas, o supervisor também expunha em um quadro a produtividade de cada funcionário. Em forma de ranking, era dado destaque àqueles com menor desempenho.

Continua depois da publicidade

De acordo com Oswaldo Tadeu, essa conduta empresarial se mostra abusiva, pois “estimula a competitividade exacerbada, em detrimento da saúde psíquica, honra e imagem dos trabalhadores”. O processo foi enviado para o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas para tentativa de conciliação, mas as partes não firmaram acordo.

Com TRT-MG

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.