
Esta semana o vereador Luiz Paulo Guimarães (DEM) anunciou que irá abrir mão de metade do seu salário como parlamentar da Câmara Municipal de Curvelo-MG. Através do Facebook, em uma transmissão ao vivo na noite da última terça-feira (03), o vereador relembrou o seu ativismo a favor da redução dos salários dos parlamentares e explicou alguns motivos legais pelos quais a redução não seria possível agora. Diante da impossibilidade da redução dos salários dos vereadores, Luiz Paulo anunciou que doará metade do que receber para uma instituição social, a ser indicada pela população através do seu web site.
Hoje cada vereador de Curvelo ganha em torno de 8 mil reais por mês. Dentre os empecilhos para a redução salarial dos vereadores, o parlamentar Luiz Paulo citou o fato de a legislatura anterior (2012/2016) não ter fixado os salários para a legislatura atual (2017/2021), o que segundo a leia orgânica do município, implica no Artigo 179 da constituição do estado de Minas Gerais, que em um parágrafo único diz que o salário dos parlamentares não poderá sofrer modificações, podendo apenas ser atualizado.
Neste cenário, não é possível mexer nos valores atuais, mas no último ano do mandato atual (2021) os parlamentares terão novamente a oportunidade de definir o salário dos próximos vereadores e efetivarem assim uma possível redução.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

