O vereador Antônio Bezerra Franco (PSB), conhecido como Cangaia, de Tucumã, a 940 quilômetros de distância de Belém, no Pará, sugeriu que cães e gatos em situação de rua fossem examinados e enviados aos zoológicos como alimento para leões e onças. A fala foi proferida em sessão ordinária sobre proteção animal na Câmara dos Vereadores, no dia 25 de novembro.
Nas imagens divulgadas pelas redes sociais, é possível ouvir alguém questionando se a sugestão do vereador é matar os cachorros, ele responde que sim. "É, ué. Leva para o zoológico, faz exame e aí lá eles comem, o leão e onça", disse o parlamentar. A sessão tinha como pauta um projeto de lei apresentado pela vereadora Davina Rodrigues (MDB) que propõe a destinação de R$ 40 mil anualmente para animais em situação de rua na cidade.
No vídeo, o vereador ainda acrescenta que a cidade que 'mais tem gato no mundo' é Tucumã e que 'gato é muito pequeno, não daria nem uma dentada para o leão'. "Aquele que está na rua, faz exame e leva para o zoológico", defendeu. Após a polêmica, o vereador chegou a se retratar na Câmara e disse ter sido 'mal-interpretado'.
O vídeo da sessão, divulgado pelo deputado estadual delegado Bruno Lima (PSL), ativista da causa animal, viralizou nas redes sociais e causou revolta. O delegado diz ser 'inaceitável a fala desse indivíduo' e afirma que vai 'tomar as medidas cabíveis' contra a declaração do vereador.
O deputado divulgou, também, outro vídeo em que Cangaia pede 'mil e uma desculpas' aos 'veterinários e pessoas que se sentiram ofendidas' por sua sugestão. O vereador afirma que tem três cachorros em casa e tem 'amor pela causa dos cachorros', além de ser 'a favor das criações de cachorro'.
No perfil no Instagram do vereador, que tem apenas 42 seguidores e duas fotos publicadas, há milhares de comentários de pessoas criticando as falas a respeito dos animais em situação de rua.
O vereador Antônio Bezerra Franco ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 25°

