Minas Gerais contabiliza 27 mortes no atual período chuvoso, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira pela Defesa Civil Estadual. O número, no entanto, subirá ainda mais nas próximas atualizações, após um deslizamento de terra matar três pessoas de uma mesma família em Caratinga.
A Defesa Civil considera o período chuvoso entre outubro e março. As 27 mortes já contabilizadas oficialmente pelo estado em ocorrências relacionadas às chuvas, como enxurradas e desmoronamentos, superam os óbitos do período chuvoso 2020/2021, quando 23 pessoas perderam a vida em Minas.
A 27ª vítima é uma mulher, de 39 anos, de Frei Gaspar, no Vale do Mucuri. Ela estava dentro de um estabelecimento comercial, atingido por um deslizamento de terra nessa quinta-feira (17).
Desabrigados e desalojados
Em Minas Gerais, 64.962 pessoas tiveram que deixar as próprias casas desde primeiro de outubro. São 55.825 desalojados (pessoas em casas de parentes ou amigos) e 9137 desabrigados (quem necessita de abrigo público).
Decretaram situação de emergência devido às chuvas 430 municípios, mais da metade de Minas Gerais, que possui 853 cidades.
Mín. 13° Máx. 27°