
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, no fim de 2025, uma nova etapa de segurança digital que torna obrigatória a biometria para a solicitação de novos benefícios. A medida tem como principal objetivo prevenir fraudes e assegurar que os pagamentos sejam destinados corretamente aos segurados.
A exigência não afeta, neste primeiro momento, quem já recebe aposentadoria ou pensão. Segundo o órgão, não haverá bloqueio automático de benefícios antigos, inclusive no mês de março. A atualização cadastral para quem já está no sistema será feita de forma gradual, e, caso seja necessário realizar algum procedimento, o segurado será comunicado previamente e de maneira individual.
A obrigatoriedade foi regulamentada pelo Decreto nº 12.561 e é direcionada principalmente aos novos solicitantes.
Desde 21 de novembro de 2025: novos pedidos passaram a exigir biometria cadastrada na Carteira de Identidade Nacional (CIN), na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou no título de eleitor.
A partir de 1º de maio de 2026: quem não possuir biometria registrada em documento oficial deverá emitir a nova CIN para concluir o pedido.
A partir de 1º de janeiro de 2028: a CIN será o único documento aceito para identificação e manutenção dos benefícios do INSS.
Horário especial Sicoob Credisete divulga horário especial de atendimento no Carnaval
Pânico coletivo Terceiro acionamento falso de sirene da Anglo American provoca pânico em Conceição do Mato Dentro (MG)
Tragédia Dentista de 26 anos sofre infarto fulminante e morre dentro de consultório Mín. 16° Máx. 29°


