O cantor Eduardo Costa foi condenado a pagar uma multa de 26 salários mínimos, correspondente ao valor de R$ 31,5 mil, e prestar serviços comunitários por 8 meses. A Justiça concluiu que o artista cometeu crime de difamação ao ofender a apresentadora Fernanda Lima em 2018.
A decisão foi assinada pela juíza Maria Tereza Donatti, do 4º Juizado Especial Criminal do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), que divulgou as informações em seu site oficial.
Eduardo Costa chamou Fernanda Lima, então apresentadora do programa "Amor e Sexo", da Globo, de "imbecil" em comentário de uma publicação feita no Instagram. Ele também afirmou que a atriz se utilizava de "mamata" e comandava a atração para "maconheiro e bandido".
"Verifico que as consequências do crime foram gravíssimas. Como amplamente demonstrado pela querelante, a politização do seu discurso, pelo querelado, gerou ataques de ódio e ameaças a ela e sua família, causando-lhe danos até hoje", diz um trecho da decisão.
O comentário foi publicado após Fernanda destacar a luta das mulheres pela libertação dos estereótipos, citando o papel das mulheres na sociedade, ao fim de um episódio do "Amor e Sexo".
Em contato com Splash, a assessoria de imprensa de Eduardo Costa afirmou que ele não comentará sobre o assunto.
Segundo o TJ-RJ, a defesa de Eduardo Costa pediu o arquivamento do processo alegando que houve um pedido de desculpas no "Conversa com Bial", programa em que o cantor lamentou o episódio.
"Falei pelos cotovelos. Penso da mesma forma, não retiro o que eu disse, mas quero me retratar pela forma, o jeito que eu coloquei. Poderia ser sido brando, tranquilo e comedido. Infelizmente não fui. Quero ter a coragem de pedir desculpas para a Fernanda Lima, familiares e fãs. Foi um momento em que estava de cabeça quente. Fui um babaca, poderia ter me posicionado de outro jeito", disse Eduardo na época.
O pedido não foi aceito por Fernanda Lima, segundo a decisão. A juíza considerou que não existiu retratação, ao contrário do que defendeu a equipe jurídica do cantor.
Recentemente, Eduardo Costa virou réu após o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) aceitar uma denúncia do Ministério Público por estelionato.

Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Mín. 16° Máx. 29°


