Pelo menos 30 cães foram resgatados em Belo Horizonte e Santa Luzia, na região metropolitana da capital, nessa segunda-feira (21). Os animais eram explorados para a produção e venda de sangue para clínicas veterinárias. Pelo menos cinco deles estavam também em situações de maus-tratos.
A operação “Sanguessuga”, do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), cumpriu seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo poder Judiciário de Santa Luzia. Duas pessoas também foram presas em flagrante.
As bolsas de sangue obtidas com a exploração dos cães estavam sendo comercializadas a preços que podem superar R$ 1 mil, em clínicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Há indícios de que o produto não atende padrões específicos de qualidade, com redução de seu valor terapêutico, nos tratamentos clínicos dos animais.
A apuração dos fatos ocorreu no âmbito de Procedimento Investigatório Criminal da 6ª. Promotoria de Justiça de Santa Luzia, que conta, nesta operação, com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais, do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais, ambos do MPMG, além da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Os animais apreendidos foram encaminhados à Faculdade Arnaldo, onde receberam os cuidados veterinários necessários para recuperação.
Mín. 13° Máx. 26°