A mãe de uma criança de 8 anos registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), em São Paulo, depois de o filho de 8 anos ter sido vítima de racismo por outras crianças do condomínio onde moram, em Praia Grande, litoral paulista. O caso foi revelado na última sexta-feira (18/2).
A criança desceu até a área comum do conjunto habitacional para brincar com os colegas, que o receberam com insultos racistas. Segundo o boletim de ocorrência, um adolescente teria dito que o menino nem deveria estar ali, devido à cor de sua pele. Uma menina de 10 anos o chamou de “macaco, negro, horroroso e nojento". Junto aos xingamentos, o grupo de crianças ainda teria ameaçado fisicamente a vítima.
A mãe relatou que, depois dos ataques, o menino foi encontrado em um espaço isolado e sem iluminação do condomínio, chorando compulsivamente e que, desde então, não quer se alimentar, brincar e desenvolveu gagueira.
A psicóloga Amanda Gonçalves, em entrevista ao DiversEM, destacou que os danos que atos racistas podem representar na vida de uma criança podem se prolongar, com reflexos na autoestima e no psicológico, que a seguirão pela vida adulta.
“Essa situação aversiva pode acarretar, no seu desenvolvimento e até na fase adulta, uma série de consequências, como a falta de habilidades sociais, dificuldade de comunicação assertiva em suas relações e isolamento", afirma.

Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Mín. 16° Máx. 29°


