Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Internacional Ucrânia

Governo da Ucrânia convoca mães de soldados russos capturados para buscá-los

02/03/2022 às 21h24
Por: Redação Fonte: BHZ
Compartilhe:

O Ministério de Defesa da Ucrânia informou, nesta quarta-feira (2), que os soldados russos que foram apreendidos no país pelo exército ucraniano serão entregues às suas mães. Em comunicado emitido pelo Telegram, o governo pede que as mães entrem em contato por telefone para saber se seus filhos “estão mortos ou em cativeiros”.

“Por favor, transmitam esta informação a milhares de infelizes mães russas cujos filhos foram feitos prisioneiros na Ucrânia – é isso o que precisa ser feito para trazer seu filho de volta do cativeiro”, pede o assessor do ministro do Interior da Ucrânia, Pravda Gerashchenko.

O comunicado orienta qual o caminho que as mães devem fazer para resgatar os seus filhos. “Após a invasão do exército fascista de Putin e o fechamento do espaço aéreo, isso só pode ser feito da seguinte maneira: chegar pelas cidades de Kaliningrado ou Minsk. E, de lá, ir de ônibus ou táxi até a fronteira polonesa”, acrescenta a pasta.

O ministério garante que as russas serão recebidas e escoltadas até Kiev, capital ucraniana, onde poderão reencontrar seus filhos. “Nós, ucranianos, ao contrário dos fascistas de Putin, não estamos em guerra com as mães de seus filhos cativos. Estamos esperando por você em Kiev!”, termina Gerashchenko.

ONU pede fim dos ataques

Após uma extensa reunião em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a resolução contra a Rússia e o presidente Vladimir Putin, em função da invasão à Ucrânia. Os ataques já duram uma semana e ao menos dois mil ucranianos já perderam a vida (veja aqui).

Em sessão extraordinária, a assembleia geral contou com a participação de 193 países. Desses, 141 votaram a favor da aprovação – incluindo o Brasil -, cinco contra e 35 se abstiveram. Para a aprovação eram necessários dois terços (veja aqui).

Com a resolução, que não tem poder legal, as Nações Unidas exigem que a Federação Russa cesse de forma imediata o seu uso da força contra a Ucrânia, além de retirar as suas forças militares do país vizinho. Apesar de não ser uma medida concreta, a decisão tem um poder político muito grande e evidencia o isolamento russo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes