Domingo, 26 de Junho de 2022
19°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Geral Meteoros

Chuva de meteoros será visível no Brasil no dia 31 de maio

Tau Herculids poderá ser visualizada com maior facilidade nas regiões do Norte e Nordeste

24/05/2022 às 15h29
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Mundo Conectado
Compartilhe:
Créditos: Getty Images/Reprodução
Créditos: Getty Images/Reprodução

Durante a madrugada do dia 31 de maio será possível observar a chuva de meteoros Tau Herculids no Brasil. O pico está previsto para as 2h da manhã (Horário de Brasília) e poderá ser visualizada com maior clareza nas regiões do Norte e Nordeste. Moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul irão depender das condições do tempo e da intensidade da chuva de meteoros para aproveitar o fenômeno metereológico.

A chuva de meteoros Tau Herculids é o resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). . Marcelo de Cicco, astrônomo coordenador do EXOSS, projeto brasileiro de pesquisas com meteoros em colaboração com o Observatório Nacional, informa que quanto mais próximo da linha do equador estiver o observador, maiores serão as chances de visualizar com clareza o fenômeno, que irá iniciar no final de maio até o início de junho, com pico programado para a madrugada de 31 de maio. 

De acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO) é difícil prever com exatidão quais serão as taxas de meteoros por hora que irão cruzar o céu noturno. A IMO apontam para uma intensidade de 140 a 1.400 meteoros por hora, o que irá resultar em uma boa oportunidade de visualização. "Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros", comentou Marcelo de Cicco.

  Fragmento do cometa capturado pelo telescópio espacial Hubble CRÉDITOS: GOV.br

Continua depois da publicidade

Recentemente outra chuva de meteoros pode ser visualizada na região de Santa Catarina e também em São Paulo e Paraná e rendeu belíssimas imagens para quem conseguiu aproveitar o fenômeno.

Cometa descoberto em 1930

No ano de 1930, dois observadores alemães Arnold Schwassmann e Arno Arthur Wachmann descobriram e batizaram o comenta 73P/Schwassmann-Wachman 3, que orbitava o sol a cada 5,4 anos. Durante o final da década de 1970 os cientistas perceberam que o cometa havia se tornado cerca de 600 vezes mais brilhante, tornando possível a observação a olho nu durante sua passagem.

O resultado da mudança foi a fragmentação do comenta que começou a se dividir em inúmeros pedaços e desde então continua se fragmentando. Por se tratar de inúmeros fragmentos, também é difícil afirmar com certeza se nos demais dias, além do dia 31 de maio, também será possível observar a chuva de meteoros. "“Por conta de uma certa indefinição da posição orbital dos outros pedaços do cometa SW3, recomendamos que sejam feitas observações no período de 28 de maio a 1º de junho, sempre de madrugada, com possibilidades de assistirmos ainda muitos meteoros vindo da direção Noroeste, próximos ao radiante da Tau - Herculids", reforçou o coordenador do EXOSS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 09h03 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

Seg 25°C 11°C
Ter 26°C 10°C
Qua 27°C 11°C
Qui 28°C 13°C
Sex 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio