Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Geral Meteoros

Chuva de meteoros será visível no Brasil no dia 31 de maio

Tau Herculids poderá ser visualizada com maior facilidade nas regiões do Norte e Nordeste

24/05/2022 às 15h29
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Mundo Conectado
Compartilhe:
Créditos: Getty Images/Reprodução
Créditos: Getty Images/Reprodução

Durante a madrugada do dia 31 de maio será possível observar a chuva de meteoros Tau Herculids no Brasil. O pico está previsto para as 2h da manhã (Horário de Brasília) e poderá ser visualizada com maior clareza nas regiões do Norte e Nordeste. Moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul irão depender das condições do tempo e da intensidade da chuva de meteoros para aproveitar o fenômeno metereológico.

A chuva de meteoros Tau Herculids é o resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). . Marcelo de Cicco, astrônomo coordenador do EXOSS, projeto brasileiro de pesquisas com meteoros em colaboração com o Observatório Nacional, informa que quanto mais próximo da linha do equador estiver o observador, maiores serão as chances de visualizar com clareza o fenômeno, que irá iniciar no final de maio até o início de junho, com pico programado para a madrugada de 31 de maio. 

De acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO) é difícil prever com exatidão quais serão as taxas de meteoros por hora que irão cruzar o céu noturno. A IMO apontam para uma intensidade de 140 a 1.400 meteoros por hora, o que irá resultar em uma boa oportunidade de visualização. "Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros", comentou Marcelo de Cicco.

  Fragmento do cometa capturado pelo telescópio espacial Hubble CRÉDITOS: GOV.br

Recentemente outra chuva de meteoros pode ser visualizada na região de Santa Catarina e também em São Paulo e Paraná e rendeu belíssimas imagens para quem conseguiu aproveitar o fenômeno.

Cometa descoberto em 1930

No ano de 1930, dois observadores alemães Arnold Schwassmann e Arno Arthur Wachmann descobriram e batizaram o comenta 73P/Schwassmann-Wachman 3, que orbitava o sol a cada 5,4 anos. Durante o final da década de 1970 os cientistas perceberam que o cometa havia se tornado cerca de 600 vezes mais brilhante, tornando possível a observação a olho nu durante sua passagem.

O resultado da mudança foi a fragmentação do comenta que começou a se dividir em inúmeros pedaços e desde então continua se fragmentando. Por se tratar de inúmeros fragmentos, também é difícil afirmar com certeza se nos demais dias, além do dia 31 de maio, também será possível observar a chuva de meteoros. "“Por conta de uma certa indefinição da posição orbital dos outros pedaços do cometa SW3, recomendamos que sejam feitas observações no período de 28 de maio a 1º de junho, sempre de madrugada, com possibilidades de assistirmos ainda muitos meteoros vindo da direção Noroeste, próximos ao radiante da Tau - Herculids", reforçou o coordenador do EXOSS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes