Sábado, 10 de Dezembro de 2022
20°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Política Eleições 2022

Horário eleitoral na TV e no rádio começa nesta sexta-feira; veja ordem dos partidos e regras

Primeiro dia terá propaganda de candidatos aos governos estaduais, senadores e deputados estaduais

25/08/2022 às 16h59 Atualizada em 25/08/2022 às 16h59
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Horário eleitoral na TV e no rádio começa nesta sexta-feira
Horário eleitoral na TV e no rádio começa nesta sexta-feira

O horário eleitoral gratuito relativo ao primeiro turno das eleições vai começar nesta sexta-feira (26), no rádio e na televisão. Ele tem duração até o dia 29 de setembro e foi as ordens foram definidas na última terça-feira (23), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas segundas, quartas e sextas feiras a propaganda será reservada para os candidatos aos governos estaduais, senadores e deputados estaduais. Nas terças, quintas e sábados a propaganda será destinada para os candidatos a presidência da República e deputados federais.

A ordem dos partidos políticos que aparecem no intervalo foi definida por sorteio, a começar pelo PTB e, por último, o PDT, neste primeiro dia (veja abaixo). O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

A norma explicita que a propaganda do partido político, da federação ou da coligação que for veiculada por último será a primeira a ser apresentada no dia seguinte, seguido pelos demais programas estabelecidos no sorteio. A regra faz referência às transmissões divididas em blocos.

Com base nas chamadas sobras eleitorais — critério que leva em conta as vagas não preenchidas nas eleições proporcionais após a divisão dos votos pelo número de cadeiras —, o plano definiu que a coligação Brasil para Todos, o partido Novo e a coligação Brasil da Esperança ganharam, cada uma, mais uma inserção no total.

No horário reservado para os candidatos ao Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o maior tempo diário dentre todos os candidatos, por ter a maior coligação. Serão 3 minutos e 39 segundos de fala, com 287 inserções. Em seguida, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 2 minutos e 38 segundos e 207 inserções.

Confira a ordem do horário eleitoral e o tempo de cada partido/coligação:

Roberto Jefferson - PTB (14) - 25 segundos / 33 inserções
Soraya Thronicke - União Brasil (44) - 2 minutos e 10 segundos / 170 inserções
Felipe D’Avila - Partido Novo (30) - 22 segundos / 30 inserções
Luiz Inácio Lula da Silva - Coligação Brasil da Esperança (13) - PT, PCdoB, PV, PSOL/Rede, -Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros - 3 minutos e 39 segundos / 287 inserções
Simone Tebet - Coligação Brasil para Todos (15) - MDB e Federação PSDB-Cidadania e Podemos - 2 minutos e 20 segundos / 185 inserções
Jair Bolsonaro - Coligação Pelo Bem do Brasil (22) - PL, PP e Republicanos - 2 minutos e 38 segundos / 207 inserções
Ciro Gomes - PDT (12) - 52 segundos / 68 inserções

No caso da propaganda pelo rádio, serão exibidas as falas dos presidenciáveis sempre às terças, quintas e sábados, de 7h às 7h12 e, depois, de 12h às 12h12. Já na televisão, o horário é de 13h às 13h12 e 20h30 às 20h42.

Continua depois da publicidade

Nesses mesmos dias, serão exibidos os programas de candidatos a deputado federal. O horário gratuito terá 50 minutos em rede, divididos em dois blocos de 25 cada.

Já o tempo total por dia de inserções é de 70 minutos, com inserções de 30 a 60 segundos, divididos igualmente para os cargos que estão em disputa, isto é: senador, governador, presidente, deputado estadual e deputado federal. A distribuição levará em conta três blocos de audiência, entre as 5h e 00h.

Em relação aos programas em bloco, após o primeiro dia de exibição, o partido ou a coligação que veiculou a propaganda em último lugar será o primeiro a apresentá-lo no dia seguinte, seguido pelas demais veiculações estabelecidas no sorteio. As sobras de 30 segundos foram sorteadas entre a coligação Brasil para Todos (de Tebet), coligação Brasil da Esperança (de Lula) e o partido Novo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 01h49 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

Dom 32°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 28°C 20°C
Qua 26°C 19°C
Qui 25°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio