Sexta, 26 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil MISTURA

Anvisa acha irregularidade de ferro e ácido fólico em farinhas de trigo e milho

Enriquecimento obrigatório das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico não está sendo cumprido

31/08/2022 às 16h07
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
Em Minas Gerais as farinhas de mandioca e de milho são bases da alimentação de muitas pessoas — Foto: Pixabay/divulgação
Em Minas Gerais as farinhas de mandioca e de milho são bases da alimentação de muitas pessoas — Foto: Pixabay/divulgação

A Anvisa comunicou nesta terça-feira que encontrou quantidades irregulares de ferro e ácido fólico em farinhas de tribo e amido de milho produzidas no Brasil. Segundo relatório da agência, existe um enriquecimento obrigatório das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico.

Trata-se de uma estratégia de saúde pública implementada no país desde 2002, para ajudar a combater dois graves problemas nutricionais: a anemia por deficiência de ferro e a má formação do tubo neural causada pela carência de ácido fólico.  

Análises da Anvisa apontam que cerca de 26% das análises realizadas em 2020 e 2021 apresentaram quantidades de ferro fora dos limites estabelecidos. Para o ácido fólico,?em 2021, mais da metade (51%) das farinhas analisadas apresentaram?teor fora dos limites definidos.  

A Anvisa regulamentou a obrigatoriedade da fortificação das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico, através de resolução publicada em 2002, e atualizada pela Resolução 604/2022.  As farinhas de trigo e de milho enriquecidas devem conter, até o vencimento do prazo de validade, de 4 mg a 9 mg de ferro por 100 g do produto e de 140 µg a 220 µg de ácido fólico por 100g do produto.

O relatório apresenta os resultados do monitoramento da fortificação de farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico de amostras dessas farinhas coletadas no mercado brasileiro nos anos de 2020 e 2021.   

O monitoramento é realizado em ação coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e executada pelas vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal, pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e por outros laboratórios públicos.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes