Sexta, 26 de Abril de 2024
24°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Imunização

Vacinação antirrábica será disponibilizada até 28 de outubro no Terminal Urbano de Sete Lagoas

A vacinação é gratuita e, para serem imunizados, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes

27/09/2022 às 17h24 Atualizada em 27/09/2022 às 17h31
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Vacinação antirrábica será disponibilizada até 28 de outubro no Terminal Urbano de Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) - promoveu no último sábado, 24, o Dia D da campanha anual de vacinação contra a raiva em cães e gatos. A imunização ocorreu em diversos pontos da cidade.

Pensando nos tutores que não conseguiram levar seus animais nesse sábado, a Prefeitura disponibiliza um posto fixo de vacinação antirrábica no Terminal Urbano até o dia 28 de outubro, de segunda a sexta, de 08h às 16h. Para os cães, os donos devem colocar coleira, guia ou corrente para que a vacinação aconteça de forma segura. No caso dos gatos, levar em caixas de transporte e de preferência, levar uma toalha para a contenção. "Quem quiser pegar as doses para aplicar em casa, deve levar recipiente térmico com gelo. As doses são entregues nas seringas", informa a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira.

A Raiva

A forma mais comum de transmissão da doença é através do contato com a saliva do animal raivoso via mordeduras, arranhaduras e lambeduras. O vírus da raiva pode infectar todos os mamíferos, provocando a morte em quase todos os casos. A vacinação é gratuita e, para serem imunizados, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos. "A vacinação deve ser reforçada anualmente, então, mesmo que o animal já tenha recebido a vacina em campanhas anteriores, é preciso vacinar novamente este ano", avisa o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.

É obrigação do tutor manter a vacinação antirrábica em dia. Diversas medidas podem ser tomadas para evitar a transmissão do vírus. "Ter cuidado ao se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocar quando os mesmos estiverem se alimentando ou dormindo. Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais - nestes casos, prender com um balde e entrar em contato com o CCZ", explica Patrícia Silveira. Os sintomas da raiva são inespecíficos e na maioria dos casos há alteração de sensibilidade no local da mordida. Se acontecer algum acidente com mordidas ou arranhaduras, deve-se procurar o Hospital Municipal.

Desde a inauguração do Centro de Controle de Zoonoses, em 2003, não houve registros de raiva canina, felina ou humana em Sete Lagoas. Segundo dados epidemiológicos, desde 1990 não foram registrados casos de raiva na cidade. Mas já tivemos morcegos positivos para raiva em Sete Lagoas. A vacina é a única forma de evitar que essa doença terrível chegue ao nosso município. Mais informações: (31) 3771-5796, de segunda a sexta de 08h às 17h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes