Quarta, 24 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Especiais Aniversário

Cachoeira da Prata comemora 60 anos nesta quarta-feira (01 de março)

01/03/2023 às 10h06
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
Cachoeira da Prata - Imagem do Google
Cachoeira da Prata - Imagem do Google

Cachoeira da Prata comemora nesta quarta-feira (01 de março), seus 60 anos.

Pela manhã foi realizada às 8 horas,  Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus; e às 9h30min, o hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional em frente à Prefeitura Municipal.

Na parte da tarde, às 15h45min, haverá na Prefeitura, a Cerimônia de Inauguração do “Memorial dos Prefeitos”; e às 16 horas, a abertura oficial da comemoração, na Praça Cirino Pereira da Rocha, com Espaço Kids e Carreta Trololó, para as crianças.

No início da noite, às 18 horas, será cantado o parabéns a Cachoeira da Prata.

História do Município

De acordo com o Wikipédia, provavelmente o território de Cachoeira da Prata era habitado por indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil, possivelmente a região foi ocupada, até o século XVI, por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê.

Cachoeira do Macacos foi o primeiro nome desta cidade, por estar às margens do Ribeirão dos Macacos.

Por volta de 1886, com a fundação da Cia. Têxtil Cachoeira do Macacos por João da Mata Teixeira, Jerônimo Francisco França e outros pequenos acionistas, o povoado surgiu e cresceu no entorno da pequena indústria.

Ao longo dos anos, o povoado cresceu em função da indústria e de um de seus filhos mais ilustres: "Dr. Geraldo" - figura carismática e querida por sua história na cidade. "Reza a história que, quando uma moça engravidava no povoado, o pai da moça vinha tomar opinião com Dr. Geraldo".

Assim como este, tantos outros existem e marcaram o nome de Geraldo Pereira da Rocha na história do município, que nada tinha de Doutor pois era Bacharel em Direito quando foi trazido por Dr. Chrystiano França Guimarães, filho do Cel. Américo Teixeira Guimarães (filho de João da Mata Teixeira - Cap. João da Mata) para assumir a Gerência da Companhia, pelos idos de 1940.

Em 30 de Dezembro de 1962, o município emancipa-se de Inhaúma. Em 01 de Março de 1963 o município é instalado e em 17 de Dezembro de 1975, com uma área territorial de 61 km² teve sua denominação alterada para Cachoeira da Prata após controverso plebiscito (não se sabe ao certo do por quê da troca e quem a teria idealizado).

Economia

A economia do município baseou-se na indústria têxtil de 1886 até por volta de 1990, quando a Cia. Têxtil Cachoeira Velonorte (extinta) faliu após incompetentes administrações de 1990 em diante, nunca mais se recuperando até ser vendida.

Estando próxima de Sete Lagoas, famosa por seu subsolo de calcário e arenoso, Cachoeira da Prata destaca-se pela extração de areia para a construção civil e com tímida atividade agropecuária e comercial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h14 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes