
Durante uma operação de combate ao transporte e à criação irregular de animais silvestres, realizada na manhã de sábado (22), a polícia identificou um cativeiro ilegal no bairro Jardim Universitário, em Sete Lagoas. A ação resultou na lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), multa ambiental superior a R$ 9 mil e destruição de cinco gaiolas.
Os militares passavam pela Rua Inglaterra quando perceberam o portão de uma residência entreaberto e, na área externa, várias gaiolas penduradas. A equipe tentou iniciar a fiscalização, mas, inicialmente, a moradora, F. N. de M., negou o acesso. Minutos depois, com a chegada do companheiro, V. A. da R. de 57 anos, os policiais foram autorizados a entrar.
Dentro do imóvel, as gaiolas estavam vazias. O morador afirmou que havia soltado os pássaros momentos antes, identificando as espécies: um trinca-ferro, um tico-tico e dois papas-capins, todos pertencentes à fauna silvestre brasileira. Ele confirmou ainda que não possuía registro nem autorização ambiental para manter as aves em cativeiro.
Segundo informações, o caso configura crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção e multa. Por se tratar de infração de menor potencial ofensivo, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o autor se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Sete Lagoas em data a ser marcada.
Além do crime, o homem foi autuado administrativamente. A penalidade aplicada totalizou 1.650 UFEMGs, o equivalente a R$ 9.126,15 em valores atualizados para 2025.
As cinco gaiolas encontradas no local foram apreendidas, destruídas e descartadas no Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos da Prefeitura, no bairro Orozimbo Macedo. Toda a documentação foi encaminhada aos órgãos ambientais e à Polícia Civil.
O autor foi liberado após assinatura do termo de compromisso. Ele foi orientado sobre prazos para defesa, formas de pagamento e possibilidade de adesão ao Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais (PECMA).
Seu dinheiro É fake news: Pix não é tributado, independentemente do valor
Futebol Articulação que deu resultado: Cruzeiro confirma jogos do feminino na Arena do Jacaré em 2026
Desaparecimento Jovem de 18 anos está desaparecida desde o fim de semana em Sete Lagoas
Furto Carga de doces da marca Doce Ouro de Minas é furtada após arrombamento de caminhão em Sete Lagoas
IPTU Prefeitura de Sete Lagoas define calendário e regras para o IPTU 2026
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento Mín. 18° Máx. 24°


