Terça, 30 de Maio de 2023
16°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Segurança

Guarda Municipal de Sete Lagoas participa de encontro com ministro da Justiça e Segurança Pública

A GCM de Sete esteve presente em importante reunião do Governo Federal nesta segunda-feira

28/03/2023 às 15h03
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Comandante da GCM, Sérgio Andrade, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Comandante da GCM, Sérgio Andrade, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

Sete Lagoas foi representada, nesta segunda-feira, 27 de março, no encontro das guardas municipais com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, por meio do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sérgio Andrade. O objetivo da reunião foi discutir propostas e anunciar medidas reivindicadas pela categoria. A principal delas é a inclusão, no artigo 144 da Constituição Federal, da Guarda Municipal como órgão de segurança pública.

Conforme o ministro, a proposta já foi apresentada e enviada à apreciação da Presidência da República. "Isso é compatível com aquilo que ocorre efetivamente. É transformar em norma o que os fatos determinam. Um roubo ou furto é grave na vida do cidadão e só vai resolver isso com sistema integrado e proximidade - Guarda Municipal é proximidade", ressaltou Dino, destacando a importância das guardas para a manutenção da ordem pública em âmbito comunitário.

Outro avanço importante destacado pelo ministro é a finalização da proposta de programas que viabilizem a aquisição, por parte dos municípios, de viaturas, armamento, munições e capacitações para as guardas, com verba à parte dos recursos ordinários já repassados aos estados por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública. Também foram pontuados outros tópicos referentes à categoria que devem entrar na agenda do Ministério, como o papel dos guardas municipais diante do novo decreto de armas, a matriz curricular nacional da guarda municipal e a aposentadoria especial.

O encontro contou com as presenças de guardas municipais de 22 estados, de mais de 120 municípios, sendo aproximadamente 40 mil guardas representados. "Esse foi o primeiro encontro de comandantes com o ministro e foi de extrema importância, uma vez que colocamos pautas importantes para a categoria", disse Sérgio Andrade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 23h12 - Fonte: ClimaTempo
16°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 28°

Qua 26°C 15°C
Qui 27°C 15°C
Sex 26°C 16°C
Sáb 29°C 14°C
Dom 28°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes