Domingo, 26 de Maio de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Combustível

Petrobras muda política de preço e valor do combustível deve cair; entenda

Estatal anunciou o fim da paridade de preços do petróleo – e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel – com o dólar e o mercado internacional

16/05/2023 às 08h52
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
Estatal diz que reajustes serão feitos sem periodicidade, 'evitando o repasse para os preços internos' da volatilidade internacional e do câmbio
Estatal diz que reajustes serão feitos sem periodicidade, 'evitando o repasse para os preços internos' da volatilidade internacional e do câmbio

A Petrobras anunciou na manhã desta terça-feira (16) o fim da política de paridade de preços do petróleo – e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel – com o dólar e o mercado internacional.

Pela regra atual –  adotada em 2016, no governo de Michel Temer (MDB – , o preço desses produtos no mercado interno acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não há intervenção do governo para garantir preços menores.

A mudança na política de preços da estatal petrolífera era uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que falava em "abrasileirar" os preços dos combustíveis, referindo-se ao fim da paridade com o mercado internacional.

No comunicado divulgado nesta terça, por meio de "fato relevante", a Petrobras anunciou o fim desse mecanismo automático.

"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", diz.

Em outro trecho, a petrolífera ressalta que a mudança visa diminuir o preço nos postos de combustíveis.

"A estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os
mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes. Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável."

No entanto, o documento divulgado pela Petrobras não apresenta uma fórmula clara indicando qual será o peso de cada fator no novo cálculo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 06h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 27°

Seg 28°C 15°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 18°C
Qui 27°C 16°C
Sex 26°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes