Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Transcrição de áudio

WhatsApp: como transcrever áudios em texto com função nativa do app

WhatsApp agora permite transformar áudio em texto em celulares Android e iPhone (iOS); veja como transcrever mensagens de voz no aplicativo

18/05/2023 às 15h24
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com techtudo
Compartilhe:
WhatsApp: veja como ativar a transcrição de áudios no mensageiro — Foto: Rubens Achilles/TechTudo
WhatsApp: veja como ativar a transcrição de áudios no mensageiro — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

WhatsApp liberou a transcrição nativa de mensagens de voz recebidas pela plataforma. O recurso de transformar áudio em texto pode ser bem útil, já que permite que usuários leiam o conteúdo sem precisar dar o play. No entanto, por enquanto a ferramenta está disponível apenas para alguns usuários e ainda não há previsão de quando chega ao público geral. Vale dizer que o recurso está em fase de testes desde meados de fevereiro, quando foi flagrado pelo site especializado WABetaInfo.

No tutorial a seguir, o TechTudo mostra como ativar e desativar o recurso nas configurações do mensageiro. O passo a passo foi realizado em um iPhone 12, rodando o iOS 16.4.1. Confira, a seguir, como habilitar a transcrição de áudios no WhatsApp. Caso a função ainda não esteja disponível para você, tente atualizar o aplicativo.

Como habilitar a transcrição de áudio no WhatsApp

Passo 1. Para ativar a transcrição de áudios no WhatsApp, abra o mensageiro e acesse as configurações do aplicativo. Na sequência, toque sobre a aba “Conversas” para continuar;

Passo 2. Na próxima página, deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Transcrição de mensagens de voz”. Para habilitar o recurso, basta virar a chave para o lado direito. Ela deverá ficar na cor verde. Já para desativar o recurso, basta virar a chave para o lado esquerdo.

Passo 3. Com o recurso ativado, todos os áudios recebidos no WhatsApp passarão a ser transcritos de forma automática, como você pode conferir na imagem abaixo. Vale ressaltar que a transcrição não fica disponível para os áudios enviados na plataforma, apenas para os recebidos por contatos no WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes