Terça, 23 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Própolis

Estudo mostra que própolis pode melhorar a imunidade e reduzir inflamações em pessoas com HIV

22/05/2023 às 14h22
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Hoje em Dia
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Estudo realizado no Instituto de Biociências de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (IBB-Unesp), revela que 500 mg diárias de própolis para pessoas que vivem com o vírus HIV (causador da Aids), podem ajudar na redução significativa da concentração de uma substância associada ao estresse oxidativo. Nesse mesmo grupo foi observado um ligeiro aumento na capacidade antioxidante total, refletindo no combate aos radicais livres.

Segundo a bióloga Karen Ingrid Tasca, que participou da pesquisa, um dos problemas enfrentados pela população que convive com o HIV é o envelhecimento celular precoce, que pode ser de 10 a 20 anos, por conta da deterioração da imunidade mais acelerada, além do desenvolvimento precoce de comorbidades, como diabete, hipertensão e tumores. Esse processo de envelhecimento ocorre porque, além de o sistema imunológico ser ativado constantemente, esses pacientes sofrem de inflação crônica.

“O estresse oxidativo causado pelo vírus e pelos próprios antirretrovirais possui grande impacto nesses pacientes. Na tentativa de reduzir esses processos patológicos e melhorar a qualidade de vida e a sobrevida, há necessidade de intervenções que minimizem esses efeitos. Entre os diversos produtos naturais existentes, a própolis, que é uma resina, possui esse potencial, pois apresenta propriedades antioxidante, antiviral e anti-inflamatória reconhecidas", comenta a pesquisadora.

Um estudo anterior mostrou que parâmetros inflamatórios de portadores do HIV diminuíram, que células consideradas alvo do vírus aumentaram, e que aumentou o marcador de células responsáveis por regular a inflamação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h17 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes