Sexta, 19 de Abril de 2024
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Frio

Treino em dias frios: saiba o que é mito e verdade para aproveitar melhor a academia

Dúvidas sobre como treinar sempre surgem quando o clima muda

30/05/2023 às 10h12
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Markable Comunicação
Compartilhe:
Treino em dias frios: saiba o que é mito e verdade para aproveitar melhor a academia

Com a proximidade do inverno, as temperaturas têm ficado baixas e com previsão que caiam ainda mais até entrarmos definitivamente na estação mais fria do ano. A mudança no clima traz algumas dúvidas para quem está começando a criar a rotina de ir à academia. Os educadores físicos Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, fundador e CEO da Red Fitness, ajudam a esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre os treinos nos dias mais frios. Confira.

Treinar no frio queima mais calorias

Verdade. “Sim, é real. Treinar no inverno faz com que a queima de caloria seja maior. Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que o corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da temperatura, estimulando a termogênese, a capacidade de queimar calorias para gerar calor”, explica Godoi.

Por conta do frio não preciso me hidratar com tanta frequência

Mito. Nesta época mais gelada do ano também é muito importante manter o consumo de líquidos para evitar a desidratação e o ressecamento da pele, principalmente porque o corpo fica mais suscetível a doenças respiratórias, como gripes e resfriados. “Manter a hidratação do organismo ainda faz com que as células e as funções vitais continuem em operação, evitando tonturas, desmaios e até mesmo estados de confusão mental. A desidratação causa piora no desempenho, além de fadiga, cãibras, superaquecimento do corpo, por exemplo”, explica Ronaldo. Os cuidados com a hidratação seguem as mesmas recomendações que nas estações mais quentes: segundo o educador, o recomendado é ingerir 250 ml de água a mais para cada meia hora de exercício. 

O aquecimento deve ser reforçado nos dias frios

Verdade. Como nos dias de temperaturas mais baixas a musculatura se contrai na tentativa de produzir calor e a frequência cardíaca diminui, o aquecimento tem uma função muito importante para relaxar a musculatura. O efeito disso é aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal, além de evitar lesões, orientam os profissionais. 

Melhor treinar menos nos dias frios
Mito. “É muito importante manter uma rotina, mesmo na estação mais fria do ano para alcançar os resultados desejados. Vale lembrar que o corpo tem um aproveitamento muito melhor no frio, já que o treino rende mais e reforça o sistema imunológico. Ou seja, vale muito a pena se exercitar no frio”, finaliza Clauber. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h44 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes