
A Receita Federal apreendeu cerca de R$ 150 mil em cigarros eletrônicos e acessórios similares em Sete Lagoas, na região Central de Minas, nesta quarta-feira (05/07). A operação foi conduzida pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho.
A produção e a comercialização de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, são proibidas no Brasil. Apesar da proibição, o uso é corrente entre jovens e motivou, neste ano, uma campanha de conscientização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A proibição da comercialização desses itens é determinada pela resolução nº46 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2009. Os produtos, contudo, são vendidos de forma ilegal pela internet, por exemplo. Os cigarros eletrônicos também podem ser adquiridos no exterior para uso pessoal.
Estudos já investigaram os efeitos de cigarros eletrônicos e encontraram resultados parecidos aos modelos tradicionais, embora faltem evidências de longo prazo para um entendimento mais robusto. É possível desenvolver dependência da nicotina com vape, já que os equipamentos também podem ter substância na formulação.

Direitos sociais CRAS de Inhaúma reforça atualização de laudos para beneficiários do BPC
Saúde Novembro Azul reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem; Prefeitura de Prudente de Morais lança campanha
Festa Cachoeira da Prata se prepara para abrir a temporada natalina com evento especial no dia 29 de novembro Mín. 16° Máx. 33°
