
A temporada de chuva, iniciada em outubro, deve se intensificar neste mês de novembro, com maior ocorrência de precipitações em dias consecutivos, conforme alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, se engana quem pensa que a tendência também trará alívio para o calor. Segundo a previsão, novembro deve ser marcado por temperaturas acima da média histórica para o período.
O meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a atuação do fenômeno atmosférico-oceânico El Niño deve provocar temperaturas acima da média histórica na capital. “Em novembro a temperatura em média diminui um pouco em relação a outubro. Mas, neste ano, como estamos sob atuação do El Niño, os termômetros vão ficar acima da média histórica para o mês”, alerta. Conforme o histórico, a média para o mês na capital é de mínimas em torno de 18,9ºC e máximas em 27,7°C.
Segundo o especialista, o calor, típico dos anos de atuação do El Niño, também influencia na ocorrência de pancadas de chuva, como ocorreram nos últimos dias de outubro e ocasionaram em precipitações acima da média. Para se ter uma ideia, a média era de 110,1 mm. Mas, há um dia para o fim do mês, BH já registra chuva acima do esperado para outubro em todas as regiões. A região Centro-Sul, por exemplo, já soma 205 mm. “O calor favorece a evaporação, que é um processo físico. Então o vapor sobe para a atmosfera, contribui para a formação de nuvens carregadas e resulta em pancadas de chuva. O mecanismo que faz esse processo é determinado de convecção”, esclarece.
Para novembro, conforme o meteorologista, a formação de pancadas de chuva deve persistir. No entanto, ele afirma que o próximo mês também deve ter dias seguidos de chuva. “Normalmente a partir de novembro até dezembro as chuvas ficam mais recorrentes e mais duradouras. Em outubro é comum pancadas, mesmo acontece em novembro, só que em número maior em mais dias consecutivos”, afirma. A média de chuva em novembro em Belo Horizonte, por exemplo, é de 226mm, valor bem superior aos 110,1 mm de outubro.
De acordo com o Claudemir Azevedo, os primeiros dias de novembro serão marcados por céu nublado com possibilidade de chuvas, principalmente no período da tarde e noite. Na próxima quarta-feira (1º de novembro), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros devem girar entre 19°C e 30ºC.
Na quinta-feira (2 de novembro), feriado de Finados, a capital mineira deve ter dia chuvoso, com temperaturas entre 18°C e 26°C. Na sexta (3), o dia será de céu nublado com mínima de 17°C. A máxima pode chegar a 28°C.
Prevenção Ações preventivas da PBH reduzem em 77% os incêndios em parques municipais
Fraternidade Feijoada beneficente será realizada em apoio ao tratamento de criança em Sete Lagoas
Infraestrutura Com a chegada das chuvas, prefeito Douglas Melo pede apoio para manter bueiros limpos
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

