
Com o tema “Cultivando propostas, colhendo futuros” foi realizado, nesta quarta-feira, 22 de novembro, o 1º Seminário pela Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Sete Lagoas. O evento, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, foi uma oportunidade de participar de palestras e debater sobre políticas públicas da primeira infância.
O atual governo municipal sempre deu atenção especial aos programas sociais. O Criança Feliz foi um deles e agora ações buscam aperfeiçoar a assistência a centenas de crianças. “Esse evento tem grande importância para nossa política assistencial. Um programa que virou modelo aqui em Sete Lagoas. Além disso, temos a oportunidade de trocar informações para levar propostas aos governos estadual e federal”, destacou o prefeito Duílio de Castro.
O seminário foi participativo e ainda contou com a apresentação musical de Caio e Paulo, orientadores do CRAS. Um momento que simboliza muito bem os objetivos do programa que são promover a boa convivência e fortalecer vínculos. “Foi em janeiro deste ano que o programa Criança Feliz começou a funcionar de forma direta pela Prefeitura, trazendo de maneira lúdica melhoria na vida das crianças e de suas famílias. Uma proposta de extrema importância para o desenvolvimento do público-alvo”, comentou Luciene Chaves, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
O programa tem na linha de frente agentes que visitam as famílias garantindo, na prática, a sua correta aplicação. Em Sete Lagoas, são 400 famílias envolvidas com crianças de 0 a 3 anos que tenham o Cadastro Único (CadÚnico) e de 0 a 6 que tenham o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ainda gestantes. “O principal benefício é o desenvolvimento integral da criança com a proximidade do cuidador. Além de fortalecimento do vínculo das gestantes com a criança que está sendo gerada desde sua concepção”, explica Luciana das Graças Oliveira, coordenadora do Centro de Reverência de Assistência Social (CRAS IV).
No dia 13 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos coordenou o 1º Encontro Municipal pela Primeira Infância. Esta sequência de eventos com a mesma temática é fundamental na elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância de Sete Lagoas. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e Secretaria Municipal de Saúde.
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

