
O Encontro de Subcomitês de 2023 do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH Rio das Velhas) foi encerrado, na última quinta-feira (30), em um dos locais mais emblemáticos e especiais do território: a foz do Rio das Velhas, na confluência com o Rio São Francisco, no distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma.
A bordo de pequenos barcos, cada um dos conselheiros dos Subcomitês pôde conhecer o encontro das águas destes dois importantes cursos d’água. Anfitriã do evento, a conselheira do Subcomitê Guaicuí e presidente da Colônia de Pescadores Artesanais e Aquicultores Z34 de Barra do Guaicuí, Vilma Martins, se disse feliz por receber tantos membros entusiasmados. “Hoje é um dia muito importante para mim. Estou muito feliz, porque aqui acontece o 11º Encontro de Subcomitês e o pessoal está aqui hoje. Estou com a missão de levá-los a conhecer a foz do Rio das Velhas, que é um patrimônio histórico que a gente tem aqui. Eu tenho o privilégio de fazer parte do Rio das Velhas e do São Francisco”, disse.
Em 2023, ao longo de três dias, conselheiros de todos os Subcomitês estiveram reunidos em Pirapora para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências e discutir ações prioritárias. Participam do encontro coordenadores dos Subcomitês, coordenadores de Câmaras Técnicas e conselheiros designados.
Presidenta do Comitê, Poliana Valgas também aprovou a dinâmica e a proposta de levar o evento ao Baixo Velhas pela primeira vez. “Esse momento de imersão e de integração dos Subcomitês tem uma importância direta na gestão descentralizada e esse grande encontro tem um papel fundamental para a gestão participativa ao longo da bacia, já que a gente tem a possibilidade de as pessoas que estão nos diversos territórios da bacia contribuírem de forma muito direta em cima das demandas, dos problemas e também das possibilidades e potencialidades que temos”, falou.
Conselheira do Subcomitê Ribeirão Onça e moradora de Contagem, Sirlene Santos também aprovou a integração entre Rio das Velhas e Rio São Francisco no 11º Encontro de Subcomitês. “Esse momento de encontro e reencontro de todos os que lutam pela defesa das águas do Velhas é extremamente importante para fortalecer os vínculos, trocar experiências, traçar novos rumos. Além de trazer o conhecimento que a gente precisa para aprofundar as nossas lutas, é também um momento de reintegração, em que podemos renovar as nossas forças, as nossas energias e ter essa oportunidade de estreitar os laços, literalmente lavando a alma nas águas do São Francisco”.
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

