
Nos últimos dias ocorrências de afogamento na Lagoa Paulinho ganharam grande repercussão em Sete Lagoas. Nadar e pescar é proibido por lei em todas as lagoas públicas da cidade devido ao risco iminente de afogamento. Os locais já são monitorados, mas uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh), iniciada nesta quarta-feira, 6 de novembro, tem também o objetivo de conscientizar um público considerado alvo quanto a este tipo de ocorrência: pessoas em situação de rua.
A proibição é definida pelo Decreto nº 4066, de 26 de abril de 2010, e vale também para as lagoas Boa Vista, Cercadinho, Catarina e José Félix. Os registros de mortes na Lagoa Paulino foram nos dias 30 de novembro e 4 e 5 de dezembro. A localização central e a grande extensão do espelho d’água facilitam o acesso para o nado ao mesmo tempo em que dificultam o bloqueio dessas ações, bem como a fiscalização.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Sete Lagoas vai reforçar a sinalização no local, alertando sobre a proibição de nadar e pescar em toda a orla da lagoa, e iniciar operações, uma delas foi a desta quarta-feira. “O patrulhamento é contínuo, mas diante dessas fatalidades, foi preciso intensificar. A abordagem está atingindo moradores em situação de rua e todos que solicitam informações sobre a legislação. Além dos riscos, os infratores responderão pelos seus atos com penalizações previstas no decreto”, esclarece o supervisor da GCM, Carlos Eduardo de Souza.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) disponibilizou uma equipe de educadores que estão sendo estratégicos nas abordagens. O departamento mantém um cadastro atualizado de pessoas em situação de rua e ainda oferece diversos serviços para este público. “A mensagem principal é para a não utilização da lagoa para o banho. Esclarecemos que o Centro Pop oferece local apropriado para isso e ainda disponibiliza café da manhã, emissão de documentos e orientação de diversos profissionais”, explicou Leide Graziele Duarte, Educadora de Abordagem. O Centro Pop fica na rua Padre Henrique, 68, Centro. Caso o cidadão se depare com algum indivíduo nadando em uma das lagoas da cidade, deve acionar a GCM pelo 153 imediatamente.
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

