Sábado, 27 de Abril de 2024
21°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Educação

Inteligência Artificial promete ser aliada na Educação em 2024

29/02/2024 às 13h49
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Make Buzz Comunicação
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A presença da Inteligência Artificial (IA) na educação tem crescido de forma significativa, transformando a maneira como docentes e estudantes abordam o aprendizado. Segundo pesquisa recente do Google, em parceria com o Educa Insights, 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar de Inteligência Artificial, e três em cada dez já usaram tais ferramentas na hora da revisão.

“Na era da tecnologia, a Inteligência Artificial surge como uma aliada poderosa na transformação do ensino, oferecendo oportunidades únicas para personalização e inovação no ambiente educacional. Mas os estudantes têm que tomar alguns cuidados”, alerta Michel Arthaud,  professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto - canal 100% online focado na preparação para o Enem e vestibulares- e influenciador no canal do Youtube Café com Química.

Para o docente, em um mundo onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais fundamental na forma como aprendemos e ensinamos a IA “surge como uma ferramenta para aprimorar o processo educacional”. “Esses recursos vêm se mostrando bem úteis no dia a dia dos alunos, principalmente os que estão se preparando para o vestibular e Enem”, avalia.

Pensando nisso, o docente listou alguns exemplos de IA em alta:

Personalização do Aprendizado

A IA permite a adaptação do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, promovendo um ensino mais personalizado e eficaz, "Com a Inteligência Artificial, cada aluno é reconhecido como único, e o ensino se torna totalmente personalizado, que é adaptada precisamente às suas necessidades individuais, e tem um resultado em um aprendizado eficaz", conta o fundador da Plataforma. 

Assistência Educacional Inteligente

Sistemas baseados em IA podem oferecer suporte aos educadores, fornecendo um feedback sobre o desempenho dos alunos e sugerindo estratégias de ensino personalizadas.

De acordo com Arthaud, a IA vai além de ajudar os professores. "A Inteligência Artificial não apenas auxilia os educadores, mas também pode orientar os alunos, oferecendo insights sobre seu progresso e orientando-os através de estratégias de ensino adaptadas às suas necessidades individuais", resume. 

Avaliação Automatizada

"Através da Inteligência Artificial, os processos de avaliação se transformam em uma experiência dinâmica e eficiente, possibilitando uma análise instantânea e minuciosa do desenvolvimento do aluno, enquanto liberam tempo para os professores se concentrarem no apoio individualizado e na orientação dos estudantes" analisa. 

Aprendizado Adaptativo

Sistemas de IA podem ajustar dinamicamente o conteúdo e o ritmo de aprendizagem com base no desempenho e nas preferências do aluno, proporcionando uma experiência de aprendizado mais eficiente, "Desde 2022, a Plataforma Professor Ferretto também utiliza uma ferramenta que ajusta simulados de provas diariamente, conforme a  performance dos alunos. A IA sem dúvida tem muito a somar ao setor da educação, e já a aplicamos em nosso canal", finaliza o professor. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes