Sábado, 27 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Brasil Ato antidemocrático

Lesa Pátria chega a 100 mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento em atos golpistas

PF deflagrou 25ª fase da operação nesta quinta (29). Empresários são alvos

29/02/2024 às 17h16
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Manifestantes antidemocráticos vandalizaram sedes dos Três Poderes, em Brasília - Fellipe Sampaio
Manifestantes antidemocráticos vandalizaram sedes dos Três Poderes, em Brasília - Fellipe Sampaio

A operação Lesa Pátria alcançou a marca de 100 mandados de prisão preventiva e de 347 de busca e apreensão. Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal deflagrou a 25ª fase da operação. Entre os alvos, estão empresários sócios de uma rede atacadista.

A PF cumpriu três mandados de prisão, sendo dois no Distrito Federal e um em São Paulo. Também foram cumpridos mandados no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

As investigações da Lesa Pátria giram basicamente em torno de dois perfis diferentes de pessoas que supostamente tenham envolvimento nos atos antidemocráticos que culminaram nas cenas de vandalismo na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A PF quer saber quem invadiu e danificou as estruturas e quem financiou os atos.

Todos os mandados são analisados e autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lidera as ações relacionadas ao evento.

Segundo a corporação, a operação é permanente, “com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas”.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 20 de janeiro de 2023. Na ocasião, cinco pessoas foram presas. O grupo enviava mensagens e incitava ações ilegais, como o bloqueio de refinarias. Desde então, outras 95 foram cumpridas pela PF.

25ª fase
Em Brasília, dois empresários foram alvos de mandados de prisão. Adauto Lucio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade são sócios em uma rede de supermercados atacadista.

Ambos chegaram a ser investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CL-DF) por suspeita de participação e financiamento do acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) montando em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, dias após o fim do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Os manifestantes, que participaram no dia 8 de janeiro, pediam intervenção militar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes