
O Hospital Municipal de Sete Lagoas está muito bem preparado para situações onde a segurança de funcionários, pacientes e visitantes deve ser garantida. Depois de realizar treinamento sobre ocorrências de incêndio e pânico, a principal unidade de saúde pública da região recebeu um exercício simulado para casos de violência. A atividade altamente realista foi coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta sexta-feira, 5 de abril.
O botão do pânico é um importante equipamento do Plano Municipal de Segurança em Prédios Públicos. O simulado em tempo real teve como alvo principal dois indivíduos armados que colocam em risco a vida de quem estava no hospital naquele momento. “A Guarda Municipal tem o dever de garantir a segurança em todas as repartições municipais, principalmente unidades hospitalares. Realizamos rondas constantes e, em caso de acionamento do botão do pânico, o protocolo direciona nossas equipes imediatamente para estas unidades”, explica Sérgio Andrade, comandante da GCM.
O sistema de segurança evidencia a necessidade de integração entre setores. Assim que o alarme é acionado no Hospital Municipal, a central de monitoramento identifica o chamado e aciona as equipes da Guarda Municipal. O plano tático retira pessoas da área de risco e direciona os agentes para o local exato da ocorrência. “A atividade foi muito bem-sucedida. A primeira viatura chegou em aproximadamente dois minutos e toda a ação foi realizada em pouco mais de 10 minutos. Esta é a finalidade principal, garantir a integridade física de todos com agilidade e planejamento tático”, esclarece Sérgio Andrade.
A tecnologia salva vidas e deixa a sensação de segurança para quem trabalha diariamente no Hospital Municipal. A ação foi simulada, mas todos sabem que, em caso de uma situação real, existe um protocolo eficiente. “Estamos muito agradecidos por esta atenção especial da Guarda Municipal. A atual gestão municipal têm se preocupado com a saúde das pessoas, mas também com a integridade física de todos que frequentam a nossa unidade. Infelizmente, existem casos frequentes e esse respaldo é fundamental para evitar tragédias”, ressaltou Iara Carvalho, superintendente Administrativa do Hospital Municipal.
Protocolo municipal
O Protocolo Municipal de Segurança em Prédios Públicos é formado por um grande investimento da Prefeitura e também por ações estratégicas. Em agosto de 2022, entraram em operação 296 câmeras de vigilância divididas entre 47 Escolas Municipais e 10 Centros Educacionais de Educação Infantil (CEMEI). Toda a Rede Escolar Municipal é integrada a uma central de monitoramento que funciona 24h, onde é feita a vigilância remota das unidades.

Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos Mín. 15° Máx. 28°

