
O trânsito continua sendo uma das principais causas de morte no Brasil - e Sete Lagoas participa desta funesta marca. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 39 pessoas faleceram em acidentes na cidade no ano de 2023. Neste ano, duas mortes foram contabilizadas. A educação é a arma das autoridades para conscientizar os condutores da sua responsabilidade.
Os homens são as principais vítimas fatais: 82% dos casos. A motocicleta é o veículo mais 'mortífero', com 35% dos acidentes registrados (ocupantes de automóveis estão em 23%). Das 39 mortes, ao menos 10 foram com vítimas de idades entre 15 a 29 anos; 12 entre 30 a 49 anos. No ano de 2024 foram registrados dois óbitos, de acordo com o SES-MG, em acidentes de moto.
Segundo Daniela Maia, supervisora do Núcleo de Educação no Trânsito, os principais motivos para os acidentes são:
Ela ressalta que tanto a imprudência quanto a imperícia são fatores determinantes para os acidentes: "Um condutor/ciclista/pedestre imprudente sabe o que é o correto a se fazer, porém, escolhe agir sem cautela e cuidado, agindo incorretamente, o que pode ocasionar sinistro de trânsito. E o condutor que não possui habilidade também pode se envolver em sinistros (exemplo: condutor que adquiriu a pouco tempo a CNH, ou seja, possui pouca prática na condução de um veículo decide realizar uma viagem numa rodovia desconhecida.)" conclui.
As marcas da imprudência ao volante assustam: a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade de Sete Lagoas revelou que, desde janeiro até o dia 18 de abril deste ano foram identificadas 25.322 infrações cometidas.
As violações mais comuns incluem: transitar em velocidade superior à indicada nas Avenidas Marechal Castelo Branco e Antonio Olinto; parar sobre faixa de pedestres durante a mudança de sinal luminoso, avançar o sinal vermelho do semáforo, conduzir veículo registrado sem devida licença, dirigir veículo sem possuir CNH/PPD ou ACC, além de estacionamento irregular em áreas rotativas.
"Infelizmente em Sete Lagoas não há, na maioria dos integrantes do trânsito sejam eles pedestres, ciclistas e condutores, o comportamento adequado em relação à própria segurança no trânsito. Vemos situações de imprudência, negligência e imperícia a todo momento. Por isso, se faz necessário a inserção da disciplina Educação no Trânsito no Ensino Básico objetivando a alteração comportamental das crianças e adolescentes. Somente dessa forma será efetiva a mudança cultural em relação a um trânsito mais seguro." conclui.
Educação contra a imprudência
Diante desse cenário preocupante, a Secretaria de Trânsito tem empreendido uma série de ações educativas para conscientizar os motoristas e reduzir o número de infrações. O Núcleo de Educação no Trânsito promove diversas atividades educativas, visando alcançar diferentes públicos, incluindo pedestres, ciclistas, passageiros e condutores.
Entre essas intervenções, destacam-se:
Além dessas iniciativas, a Secretaria de Trânsito mantém um perfil ativo no Instagram (@educacaonotransito7lagoas), onde são compartilhadas informações sobre datas relevantes, dicas de segurança e atualizações sobre o trânsito na cidade. Palestras em SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e em empresas locais também são realizadas para conscientizar os colaboradores sobre a importância de um trânsito seguro.

Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 15° Máx. 28°

