Neste domingo (12/05), dentro do Tempo Pascal, celebramos a Ascensão do Senhor, Dia das Mães e o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais que neste ano tem por tema: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.
O Papa nos alerta em sua mensagem para o perigo de um mundo de relações frias e calculistas com as máquinas, de um mundo rico em técnica e pobre em humanidade. Jesus, o verbo feito carne, veio ao nosso encontro revelando o verdadeiro rosto do pai e o seu grande amor por todos nós. “Quem me vê, vê o pai” Jo 14,9.
Somos seres de interação, de relação, necessitamos desses encontros e de se comunicar. Jesus sabia disso e assume nossa humanidade de forma plena, menos no pecado. Jesus na sua missão e encontros, se comunica, interage e se relaciona.
Desde a vinda de cristo ao mundo e o envio missionário de seus apóstolos, a nossa igreja se tornou por excelência a grande anunciadora e comunicadora da boa nova do pai. Peregrina neste mundo, a igreja continua a seguir os passos e os ensinamentos do mestre, levando ao mundo esperança e paz.
Ainda nos tempos atuais, muitos homens e mulheres de boa vontade, inseridos a nossa amada igreja pelo batismo, continuam anunciando e comunicando a boa nova de jesus cristo. Agentes do cuidado, peregrinos de esperança, transformadores de situações, espaços e de vidas. O comunicar-se deles em cristo tem por finalidade a comunhão, o bom relacionamento, o bem comum, o diálogo, a acolhida e a criação de vínculos fraternos.
Portanto, neste 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, queremos dirigir essa mensagem de encorajamento e agradecimento a todos os comunicadores de nossa Diocese. Louvamos a Deus por seus dons e carismas colocados a serviço do reino de deus, do próximo e da propagação do Santo Evangelho.
Agradecemos a esperança e a fé levadas a tantos! Neste dia lembramos em especial de todas as mães, grandes comunicadoras do amor e do cuidado de deus. Obrigado também queridos padres, diáconos, religiosos, religiosas, consagrados, consagradas, seminaristas, leigos, membros da pastoral da comunicação, agentes de pastoral, jornalistas e comunicadores em geral, presentes e atuantes em nossa amada diocese.
Deus abençoe e renove a sua vocação, a sua missão! Inspirados pelo exemplo do mestre comunicador sejamos comunicadores da paz, do amor, da fé e da esperança.
ATENCIOSAMENTE,
Dom Francisco Cota – Bispo Diocesano
Padre Cláudio Marcos – Assessor Espiritual da Pascom Diocesana
Larissa Campos – Coordenadora da Pascom Diocesana
Mín. 17° Máx. 27°