
Ruas da região central de Sete Lagoas foram tomadas por uma verdadeira corrente de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, na manhã desta sexta-feira, 17 de maio. A passeata promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, despertou a atenção para este crime que, infelizmente, ainda é realidade no Brasil. A mobilização faz parte da campanha Maio Laranja e contou com vários parceiros e a animação contagiante da fanfarra da Escola Municipal Francisca Ferreira de Avelar.
O dia nacional de combate a este tipo de abuso é celebrado em 18 de maio e provoca uma forte mobilização em todo país. Um símbolo para alertar que o direito de ser criança e adolescente nunca deve ser violado. “Uma ação muito importante para chamar a atenção da sociedade. Todos devem entrar nesta luta. É inaceitável este tipo de crime que deve ser combatido e banido da sociedade”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
A concentração da passeata foi na Praça Tiradentes de onde os participantes partiram para o percurso que passou por importantes ruas do Centro como Monsenhor Messias, Fernando Pinto, Dr. Avelar, Praça da Prefeitura, av. Getúlio Vargas com a chegada no Terminal Urbano do Transporte Coletivo. O desfile recebeu aplausos e apoio por onde passou. “Este é o momento de sensibilizar as pessoas para que todos enxerguem situações que devem ser combatidas. A proteção das crianças e adolescentes é uma missão de todos nós”, avalia Luciene Chaves, secretária municipal de Assistência Social.
Defender os direitos das crianças ou do adolescente é imprescindível para garantir seu desenvolvimento saudável. Quem suspeitar de uma violação desses direitos deve denunciar por um dos vários meios disponíveis. “São várias canais para formalização de denúncia. Temos a ouvidoria nacional pelo Disque 100, a ouvidoria municipal, conselhos tutelares, todas as unidades da Assistência Social, unidades de saúde e ainda as forças de segurança”, explica Delma Aparecida Sales Pereira, superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social.
AGRADECIMENTOS
A passeata foi uma verdadeira celebração pelas ruas centrais. Animação e engajamento por uma causa de extrema importância. Uma união de parceiros pela conscientização que merecer aplausos e agradecimentos: Prefeito Duílio de Castro, secretária de Assistência Social Luciene Chaves, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária Dr. Edmundo Diniz, secretária municipal da Mulher Karine Araújo Ribeiro, vereadores Roney do Aproximar, Gilson Liboreiro, Ivan Luiz, Janderson Avelar, Pastor Alcides, Eraldo da Saúde e Ivson Gomes, superintendente do SUAS Delma Sales, fanfarra da E. M. Francisca Ferreira de Avelar(Barreiro), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Unopar, Nutri alimentos - Restaurante do Trabalhador, SAAE, Secretaria de Trânsito, Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Leila Dias, Apae, Advisete, Conselho Municipal da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescentes, Conselhos Tutelares, Supermercado Santo Antônio, Sacolão Popular, Instituto Educacional AlfaUnipac, Publicidade Volante Family, CRAS, CREAS, Centro Pop, Acolhimento institucional Bem Viver I e Bem Viver II, Acolher, Passe livre, Cadastro único, Vigilância Socioassistencial, Projetos, Convênios e Repasse e Administrativo SMAS.

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 15° Máx. 28°

