
Depois de um mês com a atuação de mais uma onda de calor no Brasil, o país deve registrar temperaturas abaixo da média nos próximos dias. Segundo a Climatempo, uma nova e forte frente fria deve avançar pelo país a partir desta sexta-feira (24), trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul.
Apesar de não terem conseguido manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas fizeram com que o sistema de alta pressão se deslocasse para o oceano. Com isso, o país retorna a uma condição de maior normalidade, na qual as frentes frias chegam pelo Sul e conseguem avançar para as demais regiões.
De acordo com a Climatempo, a nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai e se desloca rapidamente pelo Sul. Ainda nesta sexta, o sistema chega ao Sudeste, avançando por São Paulo e pelo Espírito Santo no sábado (25).
A massa de ar polar deve trazer chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste.
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, as baixas temperaturas esperadas para o fim de semana são consequência da combinação de três fatores:
Com a passagem dessa nova frente fria pelo país, as chuvas retornaram ao Sul. Nesta sexta, o tempo deve ficar muito instável no estado, com expectativa de chuva para toda a região.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e boa parte de Santa Catarina. Os ventos podem chegar até 100 km/h nessas regiões.
As tempestades previstas para esses locais foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico laranja, que qualifica o evento como de "perigo".
Estados do Sul devem ter chuva forte nesta sexta-feira (24). — Foto: Inmet
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há possibilidade muito alta de novas enchentes nas mesorregiões Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre.
Nos municípios banhados pelas Lagoa dos Patos, os acumulados podem chegar a 150 milímetros de chuva até o final desta sexta. A situação é preocupante, segundo o órgão, se considerado o nível elevado dos rios da região.
As novas chuvas podem agravar as condições na cidade de Porte Alegre, onde o nível do Lago Guaíba segue alto, apesar da baixa dos últimos dias. Os temporais podem contribuir para uma nova elevação da água no local.
O órgão também alerta para a possibilidade de deslizamentos nessas regiões. O risco é alto para eventos geológicos nas regiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste Rio-grandense, especialmente na Serra Gaúcha.
O alerta considera a condição de saturação do solo e aponta para o risco de novos deslizamentos em encostas urbanas e quedas de barreiras na margem de estradas.
O avanço da frente fria para o Sudeste ainda nesta sexta deve fazer com que as temperaturas despenquem em algumas cidades da região.
Em São Paulo, a máxima esperada para sexta ainda é elevada, de 31°C. Mas no fim de semana, a queda deve ser de até 15 graus nas temperaturas. As máximas não devem passar dos 18°C no sábado e 16°C no domingo.
Há possibilidade de recorde de frio nos próximos dias. A menor temperatura registrada em 2024 até o momento foi de 14,2°C.
No Rio de Janeiro, a queda nas temperaturas também deve ser significativa. A máxima prevista para sexta é de 35°C, enquanto no domingo deve ficar na casa dos 23°C.Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 15° Máx. 28°

