Quinta, 20 de Junho de 2024
15°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Clima

Após um mês de onda de calor, Brasil deve ter chuva e frio nos próximos dias; queda nas máximas pode ser de até 15 graus

Onda de frio deve durar até o início da semana que vem. Estados do Centro-Sul devem ser os mais atingidos.

24/05/2024 às 09h13 Atualizada em 24/05/2024 às 09h14
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com g1
Compartilhe:
Onda de frio deve atingir o Centro-Sul do país e durar até dia 27 de maio. — Foto: Arte/g1
Onda de frio deve atingir o Centro-Sul do país e durar até dia 27 de maio. — Foto: Arte/g1

Depois de um mês com a atuação de mais uma onda de calor no Brasil, o país deve registrar temperaturas abaixo da média nos próximos dias. Segundo a Climatempo, uma nova e forte frente fria deve avançar pelo país a partir desta sexta-feira (24), trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul.

A sequência de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 foi a responsável por enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico instalado sobre o país desde 22 de abril.

Apesar de não terem conseguido manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas fizeram com que o sistema de alta pressão se deslocasse para o oceano. Com isso, o país retorna a uma condição de maior normalidade, na qual as frentes frias chegam pelo Sul e conseguem avançar para as demais regiões.

De acordo com a Climatempo, a nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai e se desloca rapidamente pelo Sul. Ainda nesta sexta, o sistema chega ao Sudeste, avançando por São Paulo e pelo Espírito Santo no sábado (25).

A massa de ar polar deve trazer chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste.  

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, as baixas temperaturas esperadas para o fim de semana são consequência da combinação de três fatores:

  • Chuva persistente
  • Céu encoberto, com ausência do sol
  • Atuação forte do ar polar

Chuvas no Sul

Com a passagem dessa nova frente fria pelo país, as chuvas retornaram ao Sul. Nesta sexta, o tempo deve ficar muito instável no estado, com expectativa de chuva para toda a região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e boa parte de Santa Catarina. Os ventos podem chegar até 100 km/h nessas regiões.

As tempestades previstas para esses locais foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico laranja, que qualifica o evento como de "perigo".

Estados do Sul devem ter chuva forte nesta sexta-feira (24). — Foto: Inmet  Estados do Sul devem ter chuva forte nesta sexta-feira (24). — Foto: Inmet

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há possibilidade muito alta de novas enchentes nas mesorregiões Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre.

Nos municípios banhados pelas Lagoa dos Patos, os acumulados podem chegar a 150 milímetros de chuva até o final desta sexta. A situação é preocupante, segundo o órgão, se considerado o nível elevado dos rios da região.

As novas chuvas podem agravar as condições na cidade de Porte Alegre, onde o nível do Lago Guaíba segue alto, apesar da baixa dos últimos dias. Os temporais podem contribuir para uma nova elevação da água no local.

O órgão também alerta para a possibilidade de deslizamentos nessas regiões. O risco é alto para eventos geológicos nas regiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste Rio-grandense, especialmente na Serra Gaúcha.

O alerta considera a condição de saturação do solo e aponta para o risco de novos deslizamentos em encostas urbanas e quedas de barreiras na margem de estradas.

Queda brusca nas temperaturas

O avanço da frente fria para o Sudeste ainda nesta sexta deve fazer com que as temperaturas despenquem em algumas cidades da região.

Em São Paulo, a máxima esperada para sexta ainda é elevada, de 31°C. Mas no fim de semana, a queda deve ser de até 15 graus nas temperaturas. As máximas não devem passar dos 18°C no sábado e 16°C no domingo.

Há possibilidade de recorde de frio nos próximos dias. A menor temperatura registrada em 2024 até o momento foi de 14,2°C.

No Rio de Janeiro, a queda nas temperaturas também deve ser significativa. A máxima prevista para sexta é de 35°C, enquanto no domingo deve ficar na casa dos 23°C.Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

Sex 26°C 13°C
Sáb 28°C 13°C
Dom 28°C 14°C
Seg 29°C 15°C
Ter 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes