Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Internacional Atriz pornô

Trump é condenado por fraude ao comprar silêncio de atriz pornô

Pena sai em julho

31/05/2024 às 11h48
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo/O Tempo
Compartilhe:
Foto: Brandon Bell/Getty Images
Foto: Brandon Bell/Getty Images

Nesta quinta-feira (30), Donald Trump fez história ao se tornar o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos condenado por um crime. Ele que é novamente candidato à presidência nas próximas eleições, foi condenado por fraude contábil devido à ocultação de um pagamento de US$ 130 mil para silenciar a atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha eleitoral de 2016, quando derrotou Hillary Clinton.

O julgamento ocorreu em um tribunal de Nova York, onde o júri, composto por 12 integrantes, declarou Trump culpado em todas as 34 acusações de forma unânime. O suborno teria sido utilizado para esconder a relação com Daniels, influenciando assim o processo eleitoral.

Após o veredicto, Trump criticou duramente o juiz Juan Merchan e o processo judicial, declarando que a “verdadeira decisão” virá em novembro, referindo-se às eleições presidenciais. “Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto. Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país”, afirmou Trump.

Apesar da condenação, Trump ainda pode disputar as eleições e, se vencer, governar mesmo que esteja preso, pois não há nada na lei americana que o impeça. No entanto, ele pode ser impedido de votar na eleição de novembro, uma vez que a Flórida, seu estado de registro eleitoral, não permite que condenados votem até que cumpram completamente sua pena.

A sentença de Trump será determinada pelo juiz Merchan em 11 de julho. Na pior das hipóteses, ele pode enfrentar até quatro anos de prisão. Porém, analistas acreditam que a prisão é improvável, pois as acusações são consideradas crimes de Classe E, que são leves em Nova York. Além disso, fatores como a primeira condenação criminal de Trump, a natureza não violenta do crime, sua idade de 77 anos e seu histórico como ex-presidente podem levar o juiz a optar por uma pena mais branda, como liberdade condicional ou multa.

A situação de Trump pode se agravar caso avancem outros processos judiciais contra ele, incluindo um por se apropriar de documentos sigilosos da Casa Branca, outro por tentar interferir no resultado da eleição de 2020 e, o mais grave, relacionado à invasão do Congresso americano em janeiro de 2021 por seus apoiadores.

A condenação de Trump representa um marco na política americana e abre novos capítulos para os desafios legais que ele enfrenta, além de seu impacto na próxima corrida presidencial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 27°

Qui 28°C 11°C
Sex 29°C 12°C
Sáb 29°C 13°C
Dom 30°C 15°C
Seg 31°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes