Quinta, 20 de Junho de 2024
17°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Perigo

Aranha de 4 centímetros que pode matar ataca mais de 1 mil pessoas em MG em 3 anos

Veja como se prevenir!

06/06/2024 às 17h18
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
Picada da aranha-marrom pode levar a quadros graves de saúde e até à morte Foto: Léo Noronha/Funed
Picada da aranha-marrom pode levar a quadros graves de saúde e até à morte Foto: Léo Noronha/Funed

Minas Gerais registrou 1.213 acidentes com espécies de aranhas-marrons nos últimos 3 anos, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A picada desses aracnídeos em humanos pode levar a quadros graves e até à morte.

A maioria dos casos é classificada como leve, mas a demora no atendimento médico pode agravar os sintomas. Segundo Luana Varela, referência técnica do Serviço de Proteômica e Aracnídeos da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed), a picada é indolor e pode causar desde vermelhidão, inchaço e bolhas no local a necroses na pele, complicações circulatórias e renais e até mesmo levar à morte, se não houver tratamento rápido.

Em caso de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como espécies de aranhas-marrons, é recomendável procurar a unidade de saúde mais próxima o mais rápido possível. Em Belo Horizonte, o Hospital João XXIII é referência nesse tipo de atendimento.

Identificação

A maioria das espécies de aranhas-marrons, pertencentes ao gênero Loxosceles, é conhecida pelo padrão de coloração marrom a amarelo-acinzentado. Elas possuem seis olhos dispostos em três pares, têm o cefalotórax (parte anterior do corpo) levemente achatado e apresentam uma mancha escura característica, lembrando o formato de violino nessa região.

Elas são pequenas, atingindo até cerca de quatro centímetros de comprimento com as pernas esticadas, sendo que os machos são menores e possuem as pernas mais longas do que as fêmeas. Além disso, essas aranhas produzem teias irregulares e dispersas, parecidas com algodão.

“Esses aracnídeos podem ser encontrados tanto na natureza como ao redor e no interior de residências nas áreas urbanas, em materiais de construção acumulados, forros de telhados, atrás de móveis, fendas entre tábuas, rodapés e estrados de camas", explica Varela.

Ela destaca que as aranhas do gênero Loxosceles são consideradas de importância médica no Brasil e são responsáveis pelo maior número de acidentes, sendo que o loxoscelismo corresponde à forma mais grave de envenenamento por aranhas no país. “Como são pequenas, essas aranhas podem entrar também em roupas, toalhas e em calçados. Os acidentes podem ocorrer quando esses animais são comprimidos contra o corpo", alerta. 

Sintomas

De acordo com a SES-MG, a picada da aranha-marrom sem tratamento pode causa lesão de intensidade grave na pele. Geralmente, a ferida se torna dolorida e arroxeada, escurecendo aos poucos, e pode evoluir para a necrose após cerca de três dias.

Casos como esses são raros, tanto que nos últimos cinco anos não houve registros de necrose causada pela aranha-marrom no Estado.

Ainda conforme a secretaria, o tratamento recomendado para as ocorrências desse tipo é a administração do soro antiaracnídico, disponível em todo o Estado.

Prevenção

A Funed recomenda as seguinte medidas para prevenir acidentes com a aranha-marrom:

• evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo;

• inspecionar roupas, toalhas e calçados antes de usá-los;

• vedar frestas e buracos em assoalhos;

• manter ralos de cozinha e de banheiros fechados;

• afastar camas e móveis das paredes;

• não colocar as mãos diretamente em pedras ou troncos podres.

*Com informações da Agência Minas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h10 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

Sex 26°C 13°C
Sáb 28°C 13°C
Dom 28°C 14°C
Seg 29°C 15°C
Ter 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes