Estão abertas as inscrições para a segunda turma de 2024 do curso de “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Os interessados podem se inscrever até o dia 11/8, pela plataforma Trilhas do Saber.
O curso é gratuito e disponibilizado no formato de educação a distância (EaD). Com carga horária de 40 horas e aberto ao público em geral, a qualificação é voltada especialmente para professores, educadores ambientais e demais interessados nessa temática.
As aulas têm início em 19/8 e terminam no dia 31/10.
O objetivo é sensibilizar os participantes para mudanças com relação ao meio ambiente, à sociedade e aos recursos naturais, em prol do exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade e práticas ambientalmente adequadas, que contribuam na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
O curso disponibiliza informações sobre questões fundamentais da educação ambiental, os conceitos e definições, a base legal, os fatos históricos relevantes, os fundamentos e princípios, discutidos e adotados atualmente, bem como metodologias no processo de educar ambientalmente e os desafios em tempos de adversidades.
Ao concluir a formação, que exige 60% do total de pontos distribuídos para aprovação, será fornecido um certificado.
“O futuro da humanidade depende de uma educação ambiental sólida, capaz de sensibilizar e preparar as pessoas para cuidarem do nosso planeta de forma consciente e responsável“, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Franco.
“Nesse sentido, os cursos oferecidos pelo Estado, de forma gratuita, contribuem para o aprimoramento desse conhecimento e para o debate de ideias. É uma oportunidade para professores, estudantes, gestores públicos e analistas do meio ambiente se aprofundarem nos conteúdos propostos”, conclui.
Histórico
Desde 2019, dez turmas realizaram o curso, que totalizou a participação de 22.700 pessoas, entre profissionais de diversas áreas, como educação, engenharia, administração, saúde, entre outros. Alunos ligados a sindicatos, associações e Organizações não Governamentais (ONGs) também assistiram aos conteúdos.
A alta gama de profissionais explica a boa avaliação do curso. Isso porque em uma escala de 0 a 10, o público avaliou as aulas nos últimos cinco anos com a nota 9.
A capacitação tem a chancela da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, tendo sido elaborada dentro dos princípios pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Referência de Minas Gerais.
Mín. 23° Máx. 39°