
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) contratou 55 novos profissionais para ações de recuperação socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba. Os trabalhadores foram recepcionados em um evento nesta quarta-feira (14), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.
Os profissionais irão compor a equipe técnica contratada para o desenvolvimento e a implementação dos projetos e ações de recuperação socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba, conforme previsto no Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale.
O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
O objetivo do encontro é apresentar a estrutura do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) aos contratados. Na cerimônia de abertura, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, deu as boas-vindas aos profissionais e falou sobre a importância dessa força de trabalho.
"A recuperação do Paraopeba, em função do desastre de Brumadinho, é um tema muito caro ao Governo de Minas. Temos diversas ações em curso, desafios à frente e esse apoio adicional que agrega à nossa equipe de servidores é absolutamente fundamental para que possamos entregar à sociedade o que ela espera", ressaltou.
O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, destacou a prioridade do tema e dos ganhos a partir do reforço da equipe técnica.
"Produzir a recuperação ambiental, somado ao trabalho que estamos começando também no âmbito do saneamento, é aquilo que pode mudar a realidade das pessoas que efetivamente foram atingidas e o ganho ambiental acaba sendo para toda a coletividade", pontuou.
Durante o evento, o membro do Comitê Pró-Brumadinho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Andrei Gomes Santana, fez uma apresentação sobre os termos do acordo judicial e comemorou o êxito das contratações.
"O poder público é quem estabelece os parâmetros dessa reparação. Para essa demanda extraordinária, para além de todas as competências que o Sisema já tem, nada mais justo que esse reforço das equipes", avaliou.
Os cargos correspondem às carreiras de gestor e analista ambiental e os contratados irão trabalhar na Semad, na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), no Instituto Estadual de Florestas (IEF) e no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgãos que compõem o Sisema.
O contrato terá prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, caso ainda persista a situação de emergência que autorizou a contratação, desde que o prazo total, correspondente ao prazo do contrato original somado ao prazo da prorrogação, não exceda 24 meses.

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 16° Máx. 24°

