
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (28) pela empresa de tecnologia Biocatch revela que 90% dos golpes financeiros no Brasil são realizados através de dispositivos móveis. O levantamento, parte da pesquisa “Tendências de fraudes bancárias digitais no Brasil em 2024”, aponta que mais de 40 milhões de pessoas foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses, resultando em prejuízos que ultrapassam R$ 2 bilhões.
Os dados indicam que a maioria dos golpes ocorre durante o horário comercial, com o golpe da “falsa central” de bancos sendo o mais comum. Neste golpe, os criminosos se passam por representantes de instituições bancárias para obter informações pessoais ou exigir pagamentos. Outro golpe destacado no relatório é o “estelionato romântico”, onde os golpistas manipulam as vítimas através de redes sociais ou aplicativos de namoro para obter vantagens financeiras.
O estudo também mostra que o PIX é o método mais utilizado pelos golpistas, sendo responsável por mais de 70% do total de dinheiro perdido em fraudes em 2022. Apesar dos esforços de segurança dos bancos, que incluem o investimento de cerca de R$ 40 bilhões anuais em tecnologia, a Biocatch alerta que as medidas podem ser ineficazes em certos tipos de golpes, como o da falsa central.
A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, reforça que os aplicativos bancários são seguros e que as melhores formas de prevenção são a informação e a conscientização da população, com campanhas contínuas de educação financeira e segurança digital.

Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade
Assistência Social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil e os vínculos familiares em Caetanópolis
Concurso público Prefeitura de Cordisburgo abre processo seletivo para Auxiliar de Obras e Serviços
Sustentabilidade Santana de Pirapama recebe Seminário Itinerante de Turismo Sustentável
Educação Em Jequitibá, Prefeitura busca valorização dos profissionais da educação e fortalece a qualidade do ensino
Transparência Prefeitura de Sete Lagoas Institui Comissão Especial Sindicante para Fiscalização de Contrato de Saúde Mín. 20° Máx. 28°


