
Com o 1º turno das Eleições Municipais de 2024 marcado para o dia 6 de outubro, a Justiça Eleitoral está incentivando eleitores a treinar o uso da urna eletrônica por meio do Simulador de Votação disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ferramenta, criada em 2014, permite que os eleitores se familiarizem com o processo de votação de maneira didática, utilizando a internet.
O simulador guia o usuário pelos passos da votação para o 1º e 2º turnos, ensinando a ordem de votação e exibindo partidos fictícios.
O recurso inclui explicações em áudio, texto e em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-o acessível para todos.
Link: https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/
Segundo a Resolução TSE nº 23.736/2024, a ordem de votação em 2024 será: primeiro para vereador (cinco dígitos) e depois para prefeito (dois dígitos).
Em Belo Horizonte, haverá uma votação extra sobre o referendo da bandeira da cidade, que não aparece no simulador do TSE.
Para mais informações sobre essa votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) disponibilizou um vídeo explicativo.
Acesse o simulador no portal do TSE e prepare-se para votar de forma tranquila e consciente.

Indicação PT indica Marília Campos como candidata ao Senado em Minas Gerais
Mandato Justiça Eleitoral reprova contas de campanha de deputado mineiro, que tenta recurso
Judicial Justiça confirma regularidade de pagamentos da Prefeitura aos garis
Atuação parlamentar Vereador Ivson prioriza ato político nacional e deixa demandas locais em segundo plano
Investigação Oposição pede investigação sobre gastos de Zema com aviões oficiais
Eleições 2026 Deputado cassado, o carioca Eduardo Cunha quer voltar à Câmara dos Deputados por Minas Gerais
Denuncia eleitoral TRE-MG julga em janeiro recurso sobre suposta compra de votos com distribuição de bebidas em eleição municipal
Suspensão Justiça suspende lei que autorizava doação de terreno público a empresa ligada a doador da campanha do prefeito de Pedro Leopoldo
Condenado Nikolas Ferreira é condenado a pagar indenização à deputada Duda Salabert Mín. 17° Máx. 25°

